INDEPENDÊNCIA
Cerca de 50 mil pessoas foram ao desfile do 7 de Setembro, diz governo
Segundo estimativa do Exército Brasileiro, o público que compareceu ao 7 de setembro deste ano foi maior do que os 30 mil esperados
07 de Setembro de 2023, 16h17
Cerca de 50 mil pessoas compareceram ao desfile do Dia da Independência, realizado na manhã desta quinta-feira (7/9), segundo estimativa preliminar do governo, divulgado por representantes do Exército Brasileiro e da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).
Inicialmente, a expectativa do Governo Federal era de que 30 mil pessoas fosse assistir à comemoração. O tradicional desfile cívico-militar do Dia da Independência do Brasil ocorreu na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
O público acordou cedo para comparecer ao evento. A maioria da plateia vestia roupas verdes e amarelas, em alusão às cores da Bandeira Nacional, e nas cores vermelha e branca, referência ao Partido dos Trabalhadores (PT).
O público começou a tomar conta do local por volta das 7h. Para acompanhar as comemorações dos 201 anos da Independência, diversas caravanas e pedestres ocupavam as vias S1 e N1 e o gramado do Eixo Monumental. No local, ambulantes também comercializavam bandeiras, alimentos e bebidas.
Segurança
O esquema de segurança para o evento foi reforçado, com fechamento de vias, revista aos espectadores e policiamento nos prédios públicos. A circulação de veículos na área da Esplanada dos Ministérios ficou bloqueada desde quarta-feira (6/9), da Catedral de Brasília até a Praça dos Três Poderes.
O acesso à Praça dos Três Poderes também ficou restrito, com bloqueio e policiamento a partir da Avenida José Sarney. O Congresso Nacional, os ministérios da Justiça e Segurança Pública e de Relações Exteriores, bem como o Supremo Tribunal Federal (STF), protegidos por gradis e policiais.