2° FASE DE OPERAÇÃO TRYPE

Operação para fechamento de garimpo ilegal tem confronto e deixa um morto em MT

A troca de tiros aconteceu na manhã de segunda-feira (07), em Aripuanã.

por Cuiabá, MT - Daffiny Delgado

08 de Outubro de 2019, 06h52

Operação para fechamento de garimpo ilegal tem confronto e deixa um morto em MT
Operação para fechamento de garimpo ilegal tem confronto e deixa um morto em MT

Deflagrada na manhã de segunda-feira (7) pela Polícia Federal a segunda fase da Operação Trype, resultou na morte de um garimpeiro - cuja identidade ainda não foi divulgada -, durante confronto no município de Aripuanã.

A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da PF, na tarde de ontem.

O garimpeiro teria reagido a abordagem policial, dando início a uma troca de tiros. Durante o confronto, o homem acabou sendo baleado e morto.

De acordo com a PF, o garimpeiro não estava com documentos pessoas e foi encontrado em sua posse um pequeno arsenal de armas.

A Perícia Oficial Técnica (Politec) foi acionada e encaminhou o corpo para o Instituto Médico Legal (IML).

Operação Trype

A operação que contou com apoio de servidores do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) e Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) tem como objetivo encerras as atividades no garimpo ilegal.

As investigações apontaram que além do impacto ambiental na região, as atividades ilegais no garimpo aumentaram os índices de crimes como homicídios, tráfico de drogas e prostituição.

Agentes da PF e forças de segurança do Estado permaneceram no local durante toda a semana.

O garimpo

A invasão da propriedade, que é da União, começou em novembro de 2018. As atividades de extração de ouro vem atraindo aventureiros e curiosos para o município.

A situação já foi alvo de investigação da Polícia Federal em 2018, no entanto, a exploração continuava sem qualquer tipo de controle.