JUVENTUDE
Deputado Thiago Silva apresenta indicação e Assembleia realiza programa “Parlamento Jovem”
Segundo o regulamento, serão eleitos como representantes da escola no processo os dois candidatos que obtiverem maior número de votos internos
08 de Outubro de 2024, 14h52
Estão abertas as inscrições do Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), que poderão ser realizadas até o dia 16 de outubro de 2024. O programa conta com a indicação do deputado estadual Thiago Silva (MDB) junto à Mesa Diretora do Parlamento.
O novo projeto foi criado com o objetivo principal de possibilitar aos alunos do ensino fundamental anos finais e ensino médio das escolas públicas e privadas, inicialmente de Cuiabá, Rondonópolis e Várzea Grande, a vivência do processo democrático por meio da participação em uma jornada parlamentar com atividades de formação e vivência, incluindo visitação aos poderes do Estado, formação em processo legislativo, elaboração de projeto de lei, colégio de líderes e participação em sessão ordinária.
“Solicitamos por meio de indicação a retomada do programa Parlamento Jovem que tem o foco em estimular a participação e inserção de jovens em prol do conhecimento sobre democracia. Queremos que os jovens conheçam de perto as atribuições do Poder Legislativo como a participação em sessões ordinárias, e realização de indicações e projetos de leis em benefício da população. Agradeço pela sugestão os vereadores mirins de Rondonópolis Emanuel Amorim, Nicoly Caroliny e Thalita Lopes e vamos continuar trabalhando programas para a juventude”, disse o deputado Thiago, considerado na AL o padrinho do projeto.
Segundo o regulamento, serão eleitos como representantes da escola no processo os dois candidatos que obtiverem maior número de votos internos. Com os nomes definidos pelas instituições, dos dias 4 a 7 de novembro, os estudantes selecionados serão votados para as cadeiras no Parlamento Jovem, pelo próprio site da Assembleia Legislativa. A divulgação dos eleitos será no dia 12 de novembro.
De acordo com o coordenador do Parlamento Jovem, Éder Dourado, os alunos que pretendem participar do Parlamento Jovem devem atender alguns requisitos. “Ter rendimento escolar satisfatório em todas as matérias, fazer sua campanha entre os colegas de escola de maneira respeitosa, passar por uma votação simples, organizada pela equipe gestora”, ratificou.
Os estudantes eleitos passarão por vivência do processo democrático em uma jornada parlamentar de dois anos, com atividades educativas e práticas, inclusive com visita ao Congresso Nacional. A diplomação dos estudantes que venceram as eleições será no dia 10 de dezembro e a posse e eleição da Mesa Diretora do Parlamento Jovem será em 3 de fevereiro de 2025.