EM PARCERIA COM O TJMT
Sema participa neste sábado de plantio de mudas no trevo do Terminal Rodoviário de Cuiabá
As mudas foram doadas pelo Programa REM MT para o projeto Verde Novo; serão plantadas 400 mudas no local
08 de Novembro de 2024, 18h57
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) é parceira no plantio de mudas que ocorrerá neste sábado (09.11), no trevo do Terminal Rodoviário de Cuiabá Eng. Cássio Veiga de Sá, a partir das 07h30. O evento é organizado pelo Programa Verde Novo, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e é aberto ao público. Serão plantadas 400 mudas no local.
As 20 mil mudas de árvores nativas que serão plantadas, incluindo espécies frutíferas, foram doadas pelo programa REM MT, em parceria com o Grupo Lauf, que produz mudas para recuperação florestal de seus territórios.
O Programa REM MT é coordenado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Sema e além dos recursos para aquisição das mudas também viabiliza o plantio com acesso a estrutura como abertura de berços e compra de substratos.
“O Programa REM MT aderiu ao Verde Novo não só com apoio financeiro para aquisição de mudas e o trabalho de plantio, mas também na divulgação da iniciativa, haja vista o momento que estamos vivendo e a importância de arborizar Cuiabá para melhorar a qualidade de vida da população. Para o Programa REM, que lida com redução de emissões de gases de efeito estufa e com mitigação das mudanças climáticas, foi uma iniciativa totalmente complementar ao que a gente faz. Por isso, nos engajamos em busca de dar amplitude e escala para esse trabalho”, comenta a chefe da Unidade de Programas e Projetos Internacionais da Sema e Coordenadora Geral do Programa REM MT, Ligia Vendramin.
O Programa Verde Novo, do Juizado Especial Volante Ambiental (Juvam), é uma iniciativa do Poder Judiciário de Mato Grosso que desde 2017 atua na mobilização da sociedade em prol do plantio e manutenção de árvores na Capital, a fim de alcançar índices de arborização satisfatórios que contribuam para a redução da sensação térmica e aumento da umidade relativa do ar.
A engenheira florestal e profissional sênior do REM MT, Leonora Goes, explicou os benefícios do plantio de árvores: “O benefício das árvores na cidade ocorre de várias maneiras, começando pelo sombreamento. Nas áreas urbanas, o calor é absorvido e retido pelo asfalto e concreto. Quando temos as copas das árvores fazendo uma barreira à luz solar direta, bloqueamos a exposição direta e isso ajuda a reduzir a temperatura. No processo de fotossíntese, elas também ajudam na absorção de dióxido de carbono (CO2), um gás que contribui para retenção do calor na atmosfera, sem falar que elas também promovem a filtragem do ar, removendo partículas de poeira e outros tipos de poluentes”, explica Leonora.
O Programa Verde Novo, Sema e Programa REM firmaram parceria com objetivo de plantar 300 mil mudas na Capital nos próximos cinco anos, como forma de fortalecer o trabalho de arborização da cidade. A ação é parte do projeto Revolução Verde que reúne poder público, iniciativa privada e sociedade.