EM CUIABÁ
Deputado Thiago Silva prestigia posse do novo procurador-geral de Justiça de Mato Grosso
Da Comarca de Rondonópolis, Rodrigo Fonseca Costa foi o escolhido para o comando da entidade no biênio 2025/2027
08 de Fevereiro de 2025, 08h36
![None](https://media.gazetamt.com.br/thumbnails/2025/02/08/KjJxrgs.jpg)
O deputado estadual Thiago Silva (MDB) prestigiou na última sexta-feira (7) a posse do promotor Rodrigo Fonseca Costa como o novo procurador-geral de Justiça, chefe do Ministério Público de Mato Grosso (MPE-MT). De Rondonópolis, o magistrado foi o escolhido para o comando da entidade no biênio 2025/2027.
A cerimônia reuniu cerca de 700 convidados na Sede das Procuradorias de Justiça de Cuiabá, na capital do Estado. “Alegria imensa em prestigiar, hoje, a posse do novo Procurador-Geral de Justiça de Mato Grosso, Rodrigo Fonseca, que atuou na Comarca de Rondonópolis e em mais cinco cidades de MT. Desejo um excelente trabalho à frente desta importante instituição, e conte com o nosso apoio, na Assembleia Legislativa, em prol de políticas públicas que garantam os direitos constitucionais e justiça social para a nossa população”, frisou o deputado estadual. Ao lado do novo procurador, Silva registrou o encontro em suas redes sociais.
Em seu discurso de posse, o procurador-geral afirmou que o foco de seu trabalho está voltado para manter o Ministério Público independente e em harmonia com os Poderes constituídos. Ele afirmou ainda que vai trabalhar para combater o crime organizado em Mato Grosso, com o fortalecimento do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), além de manter o diálogo permanente com a sociedade e demais Poderes.
“Isso é essencial para mantermos a democracia, princípio básico que deve ser seguido por todos os Poderes. Mas, para isso, precisamos investir em tecnologia. Vamos trabalhar para buscar, através da conciliação, a resolução dos conflitos de forma mais rápida e efetiva”, explicou Rodrigo Costa.
*Judiciário*
O novo líder do MPE, Rodrigo Fonseca Costa, foi escolhido para o cargo de procurador-geral do Ministério Público para o biênio 2025/2027, após ser nomeado pelo governador Mauro Mendes (União). Com 207 votos, o promotor de Justiça conquistou o primeiro lugar na lista tríplice votada pelos membros da instituição e encaminhada para escolha do chefe do Poder Executivo.
Ele substitui o procurador Deosdete Cruz Junior, que deixa o comando da instituição após dois anos no cargo.