INSUFICIÊNCIA RESPIRATÓRIA

Rondonópolis registra primeiro óbito por suspeita de Covid-19 e aguarda resultado de exame

A Secretaria Municipal de Saúde informa que em função do óbito ter ocorrido mediante a suspeita de Covid-19, o sepultamento deve seguir todas as normas da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde

por Redação

08 de Abril de 2020, 13h45

None
Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis recebeu nesta quarta-feira (8) a notificação de um óbito com suspeita de Covid-19 (coronavírus). O paciente do sexo masculino com 75 anos de idade morreu por volta das 00h30 horas desta quarta-feira (8) no Hospital Materclin. A equipe médica coletou material do paciente e encaminhou para teste e aguarda o resultado do exame.

Segundo informações prestadas pelo hospital, o homem, morador de Rondonópolis, voltou de viagem a São Paulo onde fazia tratamento para câncer no último sábado (4) e procurou auxílio médico com sintomas respiratórios. O médico informou que o óbito ocorreu em decorrência de insuficiência respiratória aguda, pneumonia e neoplasma do intestino.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que em função do óbito ter ocorrido mediante a suspeita de Covid-19, o sepultamento deve seguir todas as normas da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, que visam prevenir a transmissão do vírus.

A secretária municipal de Saúde, Izalba de Albuquerque, ressalta que para auxiliar no combate ao coronavírus em Rondonópolis, o Município passará, já nos próximos dias, a realizar testes para Covid-19 em laboratório privado, por meio de contratação dos serviços. A medida busca dar mais agilidade na realização de testes para a doença, pois os resultados encaminhados ao Laboratório Central de Mato Grosso (Lacen) têm demorado, já que há grande demanda a ser atendida no Estado.

No último boletim divulgado às 17h desta terça-feira (7), Rondonópolis tinha oito casos confirmados de Covid-19 e 74 casos suspeitos. Um paciente estava internado em UTI e quatro em enfermarias.

Prevenção é fundamental

A secretária de Saúde voltou a solicitar que as pessoas se mantenham em casa, saindo às ruas somente em casos de necessidades essenciais. Idosos e pessoas com doenças crônicas devem manter o isolamento.

Izalba explicou que mesmo com o aumento de números de respiradores disponíveis para pacientes da rede pública, e compra de ventiladores que auxiliarão no atendimento dos pacientes, a quantidade de leitos de UTI existente em Rondonópolis não é suficiente para atender pacientes de Covid-19. Hoje, são 20 leitos de UTI existentes no Hospital Regional de Rondonópolis que estão lotados de pacientes com outras doenças. “As vagas em leitos de UTIs em Rondonópolis já não eram suficientes nem mesmo para atender a demanda que já existia sem a emergência do coronavírus. Se tivermos vários pacientes ao mesmo tempo com necessidade de UTI não haverá vagas”, reforçou.