INSTIGADORES E FINANCIADORES

Com “General Galvan” relatórios confidenciais da Abin identificam possíveis líderes

por Da redação

08 de Julho de 2023, 08h00

None
Divulgação

Conforme informações divulgadas pelo jornal O Globo, relatórios confidenciais da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), foram identificados os supostos responsáveis pelos atos intervencionistas que resultaram em ataques às sedes dos Três Poderes em Brasília no dia 8 de janeiro. O grupo é composto por produtores rurais e indivíduos considerados “instigadores” dos ataques.

Um relatório intitulado “Participação de Lideranças do Agronegócio em Atos Antidemocráticos e Contestação do Resultado Eleitoral” detalha a atuação do Movimento Brasil Verde e Amarelo (MBVA), formado por produtores rurais, durante os atos golpistas.

A Abin afirma que o grupo possui “recursos econômicos para financiar o transporte de manifestantes e ações extremistas, como as ocorridas em 8 de janeiro”, sendo liderado por Antonio Galvan, presidente da Aprosoja, que já foi alvo de um inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) por suposto apoio a atos golpistas e também de um mandado de busca e apreensão em 2021.

Além de Galvan, a Abin menciona outro “líder ideológico” do movimento, o advogado e produtor rural Jeferson da Rocha, que publicou nas redes sociais um manifesto defendendo a anulação do segundo turno das últimas eleições e divulgou uma carta pregando a imposição de “freios” aos membros do STF.