BUSCANDO APOIO
Acadêmicos da UFMT de Rondonópolis representam Mato Grosso em competição nacional pela quinta vez
Mas Projeto Baja SAE esbarra na falta de apoio nas fases finais de execução e academicos das Engenharias pedem investimentos
08 de Agosto de 2014, 16h49

Os cursos das Engenharias Mecânica, Agrícola e Ambiental da Universidade Federal do Estado de Mato Grosso, Campus Rondonópolis, participarão pelo quinto ano consecutivo do Projeto Baja Sae Brasil, um campeonato entre Faculdades de Engenharia de todo o Brasil, no mês de Março de 2015. Além da dificuldade natural da criação e do desenvolvimento de um veículo competitivo, a falta de apoio para o projeto é o principal desafio dos acadêmicos.
A história do Bajacaré, iniciou no ano de 2010, com a visita dos alunos do curso de Engenharia Mecânica do Campus Rondonópolis, ao campeonato Baja Sae Brasil. A partir dai, a participação do curso se tornou efetiva e levando com muita dificuldade o nome da instituição e do Estado de Mato Grosso. “Os nossos recursos são muito escassos, nós não temos nenhum apoio da Universidade e estamos sempre em busca de patrocínio. As peças do nosso carro são na sua maioria usadas, por que tiramos peças do carro do ano interior para colocar no projeto atual, mesmo assim a cada ano tentamos melhorar carro em relação ao anterior, mas sempre esbarramos na falta de recurso e patrocínio”, comentou Laís Bertocco, capitã da equipe que conta hoje com 20 integrantes.
A líder do projeto Bajacaré, destaca que qualquer tipo de ajuda é bem vinda, já que na competição a disputa acontece com as grandes Universidades Federais do Brasil e privadas, onde as equipes de ponta chegam a ter um orçamento de R$ 300 mil. “ Nós precisamos de toda e qualquer ajuda, pode ser financeira, mão de obra especializada, como serviço de torno, também precisamos de peças automotivas, empresas de prestação de serviços ou até mesmo que seja de outras áreas que da automobilística. Se a pessoa ou empresa tiver interesse e achar que valha a pena investir em nosso projeto, pois é um trabalho desenvolvido por nós alunos, juntamente com o professor orientador e dá resultado, pois nós notamos os frutos de nosso trabalho, então toda a ajuda é bem vinda”, disse Laís.
Para o novo carro a intenção do grupo é investir mais na parte eletrônica do carro e também na telemetria, função responsável para passar informações do comportamento do veículo para os alunos-mecânicos. Mas esse upgrade se tornará viável, caso consigam alguns patrocínios de peças e ferramentas. Atualmente o projeto está com cinco meses de desenvolvimento, na fase de cálculos por meio de softwares específicos para criação do Baja, a expectativa é que em novembro comece a fabricação e montagem do modelo, para a competição em março de 2015, no interior de São Paulo.
Além da falta de incentivo, para a turma de alunos responsáveis pela quinta geração veículo, o B5, tecnicamente como é chamado, a construção do protótipo é a oportunidade de uma intensa relação humana e troca de experiências entre os participantes. “Quando estamos envolvidos no projeto é uma interação muito grande, por que todos nós temos características diferentes e o comportamento também. Nós buscamos informações fora da faculdade com pessoas de outras áreas de conhecimento e tudo para agregar ao nosso projeto, por isso é uma experiência para nossas vidas”, disse Laís Bertocco,
NOVATOS
A cada ano, um novo projeto é concebido dentro do curso de Engenharia Mecânica que a partir de 2013 incorporou também Engenharia Agrícola e Ambiental. Mas se não bastasse à dificuldade natural do projeto de criação e desenvolvimento do veículo, o desafio se tornou maior para a equipe atual, por causa da renovação quase que completa de seus membros. “Hoje contamos apenas com seis integrantes do projeto do ano passado, os demais são novatos ou estagiários como são chamados dentro grupo, com isso tivemos que fazer uma reformulação muito grande, mas agora estamos desenvolvendo de forma satisfatória o projeto”, comentou.
A equipe UFMT Baja SAE participará da 42ª Exposul, no estande no grupo as pessoas poderão conferir o andamento do projeto B5, além de conhecer um pouco mais da historia do Bajacaré.
Para saber mais:
http://ufmtbaja.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/baja.ufmt?fref=ts
http://www.saebrasil.org.br/eventos/programas_estudantis/baja2014/Default.aspx