Isenção do ISSQN

Depois de tentar aumentar IPTU, Zé do Pátio quer isentar grandes construtoras de impostos

por GazetaMT

09 de Outubro de 2019, 08h00

Depois de tentar aumentar IPTU, Zé do Pátio quer isentar grandes construtoras de impostos
Depois de tentar aumentar IPTU, Zé do Pátio quer isentar grandes construtoras de impostos

Depois de tentar e não conseguir aumentar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em percentuais exorbitantes, o prefeito de Rondonópolis, José Carlos Junqueira de Araújo, o Zé do Pátio (SD) enviou um projeto de lei complementar para a Câmara da cidade que isenta do pagamento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) as grandes construtoras que estejam construindo conjuntos residenciais destinados para o público de baixa renda.

O projeto de lei foi protocolado na Câmara no último dia 27 de julho e já cumpriu o rito dentro do Legislativo, tendo inclusive parecer favorável à sua aprovação pela Comissão de Finanças e Orçamento da Casa. Dessa forma, o projeto está pronto para ser votado e é possível que vá à Plenário na sessão ordinária dessa quarta-feira (9) e tem chances de ser aprovado pelos vereadores, já que a maioria destes são felizes membros da bancada de sustentação do prefeito.

O Buxixo gostaria de entender como funciona a lógica de uma administração que queira aumentar o IPTU da população e isentar de pagar impostos as grandes construtoras, que ainda que construam conjuntos residenciais populares, auferem altos lucros com as obras, ganham muito dinheiro. Com a isenção das construtoras, dezenas de milhões de reais deixarão de entrar todos os anos nos cofres da prefeitura, dinheiro que com certeza fará falta para a manutenção da saúde e da educação, por exemplo.

Já tinha sido muito estranho o prefeito ter proposto o aumento do IPTU de toda a cidade ao mesmo tempo que pedia a diminuição dos valores do mesmo imposto cobrado sobre as residências do bairro Alfredo de Castro, seu reduto eleitoral, pois se quer arrecadar mais sacrificando a população, que se sacrifique toda a população por igual. Mas qual será a intenção de Zé do Pátio ao abrir mão do ISSQN das grandes construtoras? Qual benefício a cidade terá com a diminuição da arrecadação de impostos?

Vamos acompanhar...