OPINIÃO

O Cuiabá se firmou de vez na elite do futebol brasileiro

por Artur Dourado

09 de Dezembro de 2023, 09h52

Foto: AssCom Dourado
Foto: AssCom Dourado

Após duas temporadas – 2021, 2022 – brigando até a última rodada contra o descenso, o Cuiabá teve seu melhor desempenho no Brasileirão nesta temporada de 2023. A equipe frequentou o Z-4 por apenas três rodadas e terminou o campeonato na 12ª colocação, garantindo vaga na disputa da Sul-Americana, que foi disputada pelo clube pela primeira vez em 2022.

Grande parte do crescimento do Cuiabá se passa pelas mãos de António Oliveira, a volta do técnico foi o maior acerto do ano, o português deu ‘cara’ para o Dourado e levou a equipe ao seu melhor desempenho na Série A.

Em 2024, o Cuiabá disputa o Estadual, Copa do Brasil, Sul-Americana e o Brasileirão. Apesar do bom desempenho neste ano, a equipe precisa se reforçar para alçar voos mais altos, além disso, a manutenção de António Oliveira no comando técnico é mais do que essencial.

Após três temporadas, pode-se dizer que o Cuiabá permanecerá na Série A por muitos anos, resultado de boa gestão e de bons resultados dentro de campo.

Alguns dados defensivos do Cuiabá no BR23:

- 7ª melhor defesa do campeonato, com 39 gols concedidos.
- 8ª defesa com mais jogos sem ser vazada (13).
- 6ª equipe que levou menos chutes no gol por jogo (3.97).
- 5ª defesa com menos erros que levaram a uma finalização do adversário (6)

O homem-gol do Cuiabá, Deyverson, foi o 4º jogador com melhor média de gols esperados (xG) – gols feitos, com 12.57 xG (12 gols), atingindo sua melhor marca desde que chegou ao Cuiabá em 2022.