NORTE ARAGUAIA
Deputado Nininho intensifica articulação para conclusão de asfalto nas rodovias que ligam Canarana, Querência e Espigão do Leste
Parlamentar realiza tratativas com Governo de Mato Grosso para licitar trecho de 103 km de asfalto na MT-109, de Querência a Espigão, e acelerar conclusão da pavimentação que liga Canarana a Canabrava do Norte
09 de Dezembro de 2025, 11h50
A pavimentação da MT-110 entre Canarana e Querência e da MT-109, de Querência ao distrito de Espigão do Leste e Canabrava do Norte, é resultado das articulações políticas conduzidas há quatro anos pelo deputado estadual Ondanir Bortolini, Nininho (Republicanos), junto ao Governo do Estado e às prefeituras municipais. O parlamentar mantém tratativas com o governador Mauro Mendes, o vice-governador Otaviano Pivetta e o secretário da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Marcelo de Oliveira, para concluir as obras nessas rodovias.
Durante reunião com o governador no Palácio Paiaguás, Mauro Mendes assumiu o compromisso com Nininho com a pavimentação de um trecho de 103 quilômetros da MT-109 entre Querência e o distrito de Espigão do Leste. O governador autorizou o projeto e a imediata licitação da obra. A expectativa do deputado é que o asfalto esteja pronto em 2027. Nininho informou que a ponte sobre o Rio Suiá-Missu, próximo ao Espigão, já foi licitada e a construção será iniciada em breve.
O deputado mantém contato permanente com prefeitos e lideranças locais para acompanhar cada etapa e acelerar as obras nas MTs 109 e 110. Nininho enaltece o empenho dos prefeitos Gilmar Wentz, de Querência, e Acácio Alves, de São Félix do Araguaia, que viabilizaram junto aos proprietários rurais da região as autorizações das áreas de servidão ao longo da MT-109. “Eles realizam um trabalho importante. O envio dos documentos ao Governo do Estado permite agilizar a elaboração do projeto de pavimentação dos 103 quilômetros”, comenta.
ROTA ALTERNATIVA
Nininho diz que o asfalto pronto entre Canarana, Querência e Canabrava do Norte vai fortalecer a conexão regional e ampliar a malha asfaltada no Araguaia-Xingu. “Quando finalizada, essa conexão vai garantir o acesso do Norte Araguaia ao Sul de Mato Grosso totalmente por asfalto”, comenta o deputado. “E a conclusão da MT-110, passando por Canarana e MT-020, também vai facilitar agilizar o acesso dos moradores do Norte Araguaia a Cuiabá”, acrescenta.
O parlamentar destaca ainda que a MT-109 também se consolida como alternativa de tráfego na BR-158, onde cerca de 130 quilômetros seguem sem pavimentação em razão de entraves relacionados à área indígena. A rota também cria um acesso alternativo para Porto Alegre do Norte, Confresa e Vila Rica.
ASFALTO PRONTO
Desde 2022, Nininho acompanha de forma contínua as ações de infraestrutura que buscam integrar a região entre Canarana e Canabrava do Norte. O deputado recorda que é autor da indicação apresentada em novembro de 2023 solicitando a pavimentação da MT-109, conhecida como Estrada do Guardanapo, entre Querência e Espigão do Leste. “Venho trabalhando nesse conjunto de obras há quatro anos”, comenta.
As ações do deputado já resultaram em asfalto pronto entre Canarana e Querência. O trecho de 40 quilômetros entre a cidade de Querência e a ponte sobre o Rio Tanguro, na MT-243, já está com o pavimento concluído. Na MT-110, um trecho de 10 quilômetros a partir do Tanguro, sentido a Canarana, está com as obras em andamento. A ponte de 70 metros sobre o Rio Tanguro também já está licitada e a construção aguarda ordem de serviço do Governo Estadual.
A etapa de 58 quilômetros a partir da cidade de Canarana, de acordo com o prefeito Vilson Biguelini, já está licitada e a obra será iniciada pelo Governo do Estado após o período chuvoso, em 2026. O trecho restante, de 40 quilômetros, encontra-se na fase de elaboração de projeto e a pavimentação já foi autorizada pelo governador Mauro Mendes a pedido do deputado Nininho.
QUERÊNCIA A CANABRAVA
No segmento entre Querência e Canabrava do Norte, o trecho de 62 quilômetros da MT-109 entre Canabrava e Espigão do Leste está com o asfalto concluído. Também está em obras a etapa de 53 quilômetros entre o perímetro urbano de Querência e a Fazenda Pioneira. Nesse trecho, 36 quilômetros estão concluídos. A pavimentação restante dessa etapa será retomada após as chuvas.