Soja

Comercialização de soja safra 14/15 chega a 50% da produção em MT

Dado é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Porcentagem está 12 pontos percentuais atrasado em relação a 2014

por GazetaMT

09 de Fevereiro de 2015, 15h58

Comercialização de soja safra 14/15 chega a 50% da produção em MT
Comercialização de soja safra 14/15 chega a 50% da produção em MT

A comercialização de soja da safra 2014/15 foi de 45,6% em janeiro e deve chegar a 50% em fevereiro, de acordo com estimativa divulgada pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) nesta segunda (9). Segundo o Instituto, a estimativa de produção da oleaginosa para esta safra é de 27,8 milhões de toneladas.

A porcentagem de fevereiro está 12 pontos percentuais abaixo do volume de 62% de soja sa safra 2013/14 comercializada em fevereiro de 2014.

A região do Estado que mais deve comercializar soja em porcentual até fevereiro é a Nordeste, que deve vender cerca de 57% (cerca de 2,3 milhões de toneladas) neste mês, de um total de 4,1 milhões de toneladas.

Com relação ao mês de fevereiro do ano passado, a região mais atrasada é a Centro-sul, que chega a 46% neste mês, o equivalente a 927 mil toneladas. Em fevereiro de 2014, a região já tinha comercializado 63,3% de sua produção.

A região Médio-norte, maior produtora da oleaginosa no Estado, com uma produção de 9,7 milhões de toneladas, já vendeu 49,3% deste volume (4,8 milhões de toneladas vendidas), o que representa um atraso de 14,5 pontos percentuais com relação ao mês de fevereiro do ano passado, conforme dados do Imea.

Com informações do Portal G1.