AL MT
Com assinatura de Claudio Paisagista, deputado quer instalação de CPI contra o Sintep
Ausência de um fato determinado e “denúncias informais” enfraquecem tentativa de Comissão
09 de Fevereiro de 2023, 08h20
No seu primeiro posicionamento importante na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT), o deputado estadual Claudio Paisagista (PTB), se colocou contra os professores e o sindicato que os representa no estado. O parlamentar foi um dos 09 deputados que até o momento assinaram o requerimento de autoria do deputado Gilberto Cattani (PL) para abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para investigar o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep), apresentado na sessão ordinária da ALMT, nesta quarta-feira (08).
Mesmo com as assinaturas necessárias para a instalação da comissão, o fato é que a ação não está garantida em seu prosseguimento, isso porque, parlamentares contrarios ao pedido alegaram a ausência de um fato determinado, outro requisito para o avanço da criação de uma comissão, além das assinaturas, desta forma o caso passará a ser analisado pela procuradoria da Casa de Leis.
O assunto gerou durante a sessão de ontem (08) um acalorado debate no plenário. Cattani justificou o pedido de abertura de CPI baseado em informações informais, que detalhariam possíveis coações políticas por parte dos sindicalistas e uso irregular dos recursos da instituição.
Além de Claudio Paisagista também assinaram o requerimento Dilmar Dal’Bosco (União), Diego Guimarães (Republicanos), Julio Campos (União), Valmir Moretto (Republicanos), Dr. João (MDB), Faissal Calil (Cidadania), Elizeu Nascimento (PL) e o próprio Cattani.
O Sintep representa professores, monitores de creches, motoristas da rede escolar, merendeiras, entre outros profissionais da educação estadual.
O presidente do Sintep Valdeir Pereira, se posicionou sobre a CPI, o que segundo ele seria uma represália a ação de resistência do sindicato e professores no caso da militarização da Escola Estadual Adalgisa, em Várzea Grande.