logística

Ibama garante que licença de operação do Terminal de Itiquira sai nos próximos dias

Com a continuidade das obras, a expectativa é que a inauguração do terminal ferroviário de Rondonópolis aconteça no início de 2013

por DA REDAÇÃO COM ASSESSORIA

09 de Março de 2012, 09h04

Ibama garante que licença de operação do Terminal de Itiquira sai nos próximos dias
Ibama garante que licença de operação do Terminal de Itiquira sai nos próximos dias

O deputado federal Wellington Fagundes (PR) e o secretário Estadual Extraordinário de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (08) com o presidente nacional do Ibama, Curt Trennepohl. O encontro foi para pedir agilidade na liberação da licença de operação do terminal ferroviário de Itiquira.

Trennepohl adiantou que a licença deve sair o mais breve possível. "O prazo máximo é de 30 dias, mas acredito que até o final deste mês esteja tudo pronto para o funcionamento dos trilhos no município", explicou.

De acordo com Fagundes a extensão da ferrovia foi uma das maiores conquistas para Mato Grosso. "Estamos lutando há muito tempo para que os trilhos cortem a maior parte do Estado, e ver que este desejo está se concretizando nos deixa muito satisfeitos. A Ferrovia é de extrema importância para o escoamento da produção agrícola que se encontra dependente do transporte rodoviário".

PARA RONDONÓPOLIS

Wellington Fagundes aproveitou a vinda do secretário Vuolo à Brasília para verificar o andamento do processo para a chegada dos trilhos a Rondonópolis. Segundo informações de Vuolo, a licença de instalação do trecho já está liberada o que permite a continuidade da obra. A expectativa é que a inauguração do terminal ferroviário de cargas no município aconteça no início de 2013.

A expansão da Ferronorte até Rondonópolis será de grande impacto econômico para todo o Estado. Quando o trecho de 252 quilômetros de extensão estiver concluído, os dois novos terminais da ferrovia receberão mais 12 milhões de toneladas de carga por ano, escoando a produção de grãos do Estado até o Porto de Santos, com previsão de chegar a 17,5 milhões de toneladas em 2015.

 "Além das obras até Rondonópolis, estamos trabalhando junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres para executarmos o projeto básico e os estudos de impactos ambientais para a ampliação da ferrovia até Cuiabá, só assim iremos definir o traçado dos trilhos", explicou o secretário.