Noturno

Terceiro turno da Saúde estreia hoje no PSF Cidade de Deus

Pacientes serão atendidos também no período das 18 horas à meia noite; casos mais graves serão transferido pelo SAMU para o PA

por GazetaMT

09 de Abril de 2014, 06h32

Terceiro turno da Saúde estreia hoje no PSF Cidade de Deus
Terceiro turno da Saúde estreia hoje no PSF Cidade de Deus

Com uma ambulância fixa, sistema interligado ao Laboratório Central - Lacen e o apoio permanente do Samu 192, Pronto Atendimento do Hospital Municipal, Santa Casa de Misericórdia e Hospital Regional, o PSF do bairro Cidade de Deus estreará hoje (09) o terceiro turno do Serviço de Urgência e Emergência terceiro nas unidades da rede municipal de Saúde.

Os detalhes da estrutura e serviços que serão oferecidos à população no período noturno foram definidos ontem (08) durante uma reunião técnica na manhã na Secretaria Municipal de Saúde. Conforme a secretária Marildes Ferreira, o objetivo é cumprir a orientação do prefeito Percival Muniz de descentralizar os serviços e oferecer mais comodidade aos usuários da rede pública de Saúde em Rondonópolis.

A secretária informou que, além do funcionamento normal das 07 às 17 horas, o PSF passará a atender também no período das 18 horas à meia-noite. Os moradores que precisarem de atendimento de urgência, em casos como febre alta, crise hipertensiva e convulsão, vão receber toda atenção médica no PSF Cidade de Deus. Já os pacientes que precisarem de exames laboratoriais farão a coleta de sangue na unidade e o material será enviado ao Lacen.

"Os resultados serão enviados ao médico de plantão via on line. Quando for necessário fazer exames de imagem, como raios-X, a ambulância que permanece naquela unidade vai levar o paciente até o PA", explicou Marildes.

A supervisora do Departamento de Atenção à Saúde, enfermeira Lorena Mello, informou que nos casos considerados de emergência, que envolvem, por exemplo, acidentados com fraturas, será feito o transporte pelo Samu 192 até o PA. De lá, os pacientes considerados mais graves podem ser referenciados e encaminhados à Santa Casa e ao Hospital Regional.