Noturno
Terceiro turno da Saúde estreia hoje no PSF Cidade de Deus
Pacientes serão atendidos também no período das 18 horas à meia noite; casos mais graves serão transferido pelo SAMU para o PA
09 de Abril de 2014, 06h32

Com uma ambulância fixa, sistema interligado ao Laboratório Central - Lacen e o apoio permanente do Samu 192, Pronto Atendimento do Hospital Municipal, Santa Casa de Misericórdia e Hospital Regional, o PSF do bairro Cidade de Deus estreará hoje (09) o terceiro turno do Serviço de Urgência e Emergência terceiro nas unidades da rede municipal de Saúde.
Os detalhes da estrutura e serviços que serão oferecidos à população no período noturno foram definidos ontem (08) durante uma reunião técnica na manhã na Secretaria Municipal de Saúde. Conforme a secretária Marildes Ferreira, o objetivo é cumprir a orientação do prefeito Percival Muniz de descentralizar os serviços e oferecer mais comodidade aos usuários da rede pública de Saúde em Rondonópolis.
A secretária informou que, além do funcionamento normal das 07 às 17 horas, o PSF passará a atender também no período das 18 horas à meia-noite. Os moradores que precisarem de atendimento de urgência, em casos como febre alta, crise hipertensiva e convulsão, vão receber toda atenção médica no PSF Cidade de Deus. Já os pacientes que precisarem de exames laboratoriais farão a coleta de sangue na unidade e o material será enviado ao Lacen.
"Os resultados serão enviados ao médico de plantão via on line. Quando for necessário fazer exames de imagem, como raios-X, a ambulância que permanece naquela unidade vai levar o paciente até o PA", explicou Marildes.
A supervisora do Departamento de Atenção à Saúde, enfermeira Lorena Mello, informou que nos casos considerados de emergência, que envolvem, por exemplo, acidentados com fraturas, será feito o transporte pelo Samu 192 até o PA. De lá, os pacientes considerados mais graves podem ser referenciados e encaminhados à Santa Casa e ao Hospital Regional.