TÁXI X UBER
Transporte de passageiros deve entrar em disputa também em Rondonópolis
Taxistas e mototaxistas tentam normatizar a vinda do aplicativo Uber na cidade
09 de Maio de 2017, 06h50
A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito Setrat, continua o trabalho de recadastramento de taxis e mototaxis até o próximo dia 15. Mas as categorias beiram uma nova disputa entre os veículos cadastrados e regularizados para o transporte de passageiros com a possibilidade da adesão ao aplicativo Uber também aqui em Rondonópolis.
O gerente do Departamento de Transportes Urbanos da Setrat, Alencar Libano, disse que apesar da tentativa de regulamentação municipal do serviço, por meio de um Projeto de Lei que tramita na Câmara de Vereadores, com certeza Rondonópolis não será a única cidade brasileira a proibir o serviço.
"Na verdade existe um estudo na Câmara Federal que poderá até impor algumas regras para o funcionamento do aplicativo em nível nacional. Mas eu não acredito que somente aqui na cidade aconteça qualquer coisa diferente do que é registrado em outras cidades do mundo", afirma Libano.
O gerente lembra das complicações que acabaram em violência por conta da 'invasão' do Uber na capital paulista. "São Paulo foi a primeira a aderir o Uber e também a primeira a enfrentar uma verdadeira guerra entre os prestadores do serviço de transporte de passageiros. Precisamos ter em mente que o ideal é ter um transporte público de qualidade a preços acessíveis. Os taxis, mototaxis e o aplicativo Uber são alternativas e, pelas alternativas, se paga mais caro", diz Libano.
O Projeto de Lei que quer regulamentar o serviço do aplicativo é de autoria do vereador João Mototaxi (PSL), que acredita que o serviço vai atrapalhar a questão financeira de quem trabalha regulamentado, como taxistas e mototaxistas. A princípio a matéria entrou em pauta para votação, mas o vereador Adonias Fernandes (PMDB) pediu vistas ao Projeto, o que deve render mais cerca de 15 dias para voltar à sessão.
Enquanto isso, por meio das redes sociais, estão sendo cadastrados carros e motoristas para atuarem no Uber.
Transporte Coletivo
O gerente do Departamento de Transporte Urbano da Setrat disse na tarde desta segunda-feira, 8, que a questão do transporte coletivo deve ser solucionada em breve. "Nos reunimos com os Poderes Executivo, Legislativo e Ministério Público Estadual para buscar uma saída. A recomendação do MPE é para que a empresa Cidade de Pedra continue operando na cidade até o Plano Diretor do Município, que dá ênfase ao Plano de Mobilidade Urbana, para que Rondonópolis faça as devidas adaptações e alterações no sistema de transporte de passageiros, rotas, fluxo e demais detalhes para somente depois lançar o Edital para contratação de uma nova empresa".
O contrato com a empresa Cidade de Pedra terminou há quase três anos e, para continuar atendendo a cidade foram feitas alterações, como redução no número de carros e de horários, para viabilizar financeiramente o funcionamento do transporte coletivo.