O Imperador
Justiça começa confisco de bens de Riva e outros acusados de roubo na AL
09 de Junho de 2015, 14h22
A Justiça determinou o sequestro de bens de envolvidos no escândalo de corrupção com dinheiro público ocorrido na Assembleia Legislativa (AL) sob o comando o do agora ex-deputado José Geraldo Riva, preso a mais de cem dias, acusado de chefiar um esquema que desviou mais de R$ 60 milhões dos cofres do Legislativo estadual.
Entre os diversos bens apreendidos, que somam 110 imóveis urbanos e rurais, 31 veículos e 1 avião, a maioria de propriedade de Riva e o destaque é um apartamento de luxo que o ex-presidente da Assembleia possuía na avenida Atlântica, no Rio de Janeiro.
A decisão de reaver os bens adquiridos com o dinheiro desviado partiu da juíza Selma Rosane de Arruda, atendendo a um pedido do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco).
Essa é uma ação digna de elogio, tanto para a Justiça, quanto para o Gaeco, pois os crimes de corrupção, os considerados 'crimes de colarinho branco', são punidos com penas brandas no país e após alguns poucos anos de prisão, os réus são postos em liberdade e podem tranquilamente desfrutar do dinheiro obtido por meio da prática ilícita.
É um duro golpe contra uma quadrilha que assaltou os cofres públicos do estado por muitos anos e um alento para os cidadãos honestos, que vêm ao menos uma parte do dinheiro roubado de todos de volta aos cofres públicos.
Vamos continuar acompanhando e cobrando que o mesmo procedimento seja adotado em relação a outros casos em que comprovadamente agentes públicos tenham enriquecido com desvio de dinheiro público.
Estamos de olho...