Eleição da Mesa
João Emanuel (PSD) é eleito o novo presidente da Câmara Municipal de Cuiabá
Eleito como o vereador mais votado na capital, o genro de José Riva (PSD), teve 14 votos na votação interna e é o novo presidente da Casa
01 de Janeiro de 2013, 18h00
Após tomaram posse nesta terça-feira (1), os vereadores de Cuiabá acabam de votar na nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cuiabá. Com 14 votos, o novato João Emanuel (PSD) venceu a disputa e além de encabeçar a presidência do legislativo, também será o novo vice-prefeito da capital.
A disputa foi acirrada. Antes de começar a eleição, Mauro Mendes em uma jogada política reestruturou a chapa de Júlio Pinheiro (PTB), o colocando como 1º Secretário. Sendo assim, a chapa ficou: Adilson Levante, como presidente, Juca do Guaraná (PT do B) como primeiro vice-presidente, Mario Nadaf (PV) como segundo presidente, Júlio como primeiro secretário e Renivaldo Nascimento (PTB) como segundo secretário.
A manobra de Mauro tinha intenção de captar os votos dos vereadores do PSB, Onofre Junior e Faissal Kallil, que relutaram em não votar em Pinheiro. Segundo os novatos, o voto em Pinheiro seria o mesmo que não optar pela 'mudança' administrativa, tanto pregada nas eleições.
A chapa do João Emanuel têm o mesmo como presidente. Onofre Junior, que deixou a ordem partidária de lado e encabeçou como primeiro vice-presidente, Haroldo da Açofer como 2º vice-presidente, Maurélio Ribeiro como primeiro secretário e Clovito como segundo secretário.
VOTAÇÃO
Antes de chegar ao plenário para dar início a sessão, militantes do PSB partiram para cima do vereador Faissal. Vidros da galeria da Câmara foram quebrados em meio a confusão e um homem chegou a ser ferido na barriga. Policiais Militares estiveram no local para conter os insatisfeitos com a atitude do novato em apoiar João Emanuel.
Adevair Cabral votou em Adilson Levante, que é o segundo a votar, dando o segundo voto a sua chapa. Em seguida o professor Alan Kardec do PT vota em João Emanuel, seguido de Toninho de Souza, que também vota e empata para João.
Arilson e Clovito dão seu voto a João. Já Dilemário vota em Levante. O vereador Domingos Sávio vota em João, que nessa altura está com 5 votos contra 3. Lilo Pinheiro vota em Levante, seguido de muitos vaias, Faissal diz que não se muda voto do dia pra noite e vota em João Emanuel.
O reeleito Chico 2000 vota em Levante, mas Haroldo vota na sua chapa e em seguida o próprio João Emanuel vota, sua chapa agora conta com 8 votos. O também reeleito e ex-presidente da Câmara, Júlio Pinheiro, é vaiado pela plateia, faz discurso falando sobre seu mandato, alfineta Clovito e o relaciona como traidor e por fim, vota em Adilson. Agora são 8 a 6.
Leonardo vota e empata para Adilson, assim como Juca, que empata o placar. A única mulher eleita, a vereadora Lueci Ramos, que foi 1º secretária de Julio Pinheiro, fala que é importante saber perder e vota em João Emanuel.
O professor e vereador pelo Partido Verde, Mário Nadaf empata a votação, agora é 9 a 9. Macrean dos Santos e o médio Maurélio Ribeiro votam a favor de João. O jornalista Onofe Junior também vota em João e declara que não poderia deixar de honrar com sua palavra, que foi de apoio ao genro de José Riva (PSD). O placar aghora é de 12 a 9.
Oséas Machado, que por acaso é irmão do vereador e Adilson Levante, leva o plenário ao delírio ao votar no adversário do irmão, João Emanuel. Do PDT, Renivaldo Nascimento dá seu voto a chapa que participa, e kero Kero também o acompanha. Já são 14 a 11.
Eleição finalizada, João Emanuel é eleito o novo Presidente da Câmara Municipal de Cuiabá.