Se deu mal

Vítima reage e assaltante quase é linchado por populares em Rondonópolis

Mikael Jesus Nascimento, 21, estava armado com um revólver calibre 38 e tentou assaltar um autônomo no bairro Cascalhinho.

por

17 de Outubro de 2013, 19h42

Vítima reage e assaltante quase é linchado por populares em Rondonópolis
Vítima reage e assaltante quase é linchado por populares em Rondonópolis

Mikael Nascimento estava com um revólver que pode ter sido usado em outros assaltosUma tentativa de assalto a mão armada quase terminou em linchamento no fim da tarde desta quinta-feira (17) no bairro Cascalhinho, próximo a sede da Coder. O assaltante, Mikael Jesus Nascmento, 21, entrou em confronto com a vítima e foi detido com a ajuda de populares. Ele foi duramente espancado e acabou 'salvo' pela Polícia Militar, que chegou ao local pouco depois.

O assalto ocorreu por volta das 17 horas. A vítima, um vendedor autônomo que pediu para não ser identificado, havia acabado de receber um pagamento de um morador quando foi abordado pelo assaltante.

"Acho que ele me viu recebendo o dinheiro. Quando percebi, ele estava com arma encostada na minha costa e pediu que eu lhe desse a carteira. Meus documentos e todo meu dinheiro estavam lá", contou a vítima.

O autônomo relata que aproveitou um momento de distração de Mikael para reagir. "Eu segurei a mão que estava com a arma, derrubei ele e começamos a rolar no chão. Neste momento ia passando algumas pessoas que me ajudaram a controlá-lo".

A movimentação atraiu dezenas de pessoas que passaram a agredir o assaltante com socos e pontapés. Ele ficou com o rosto inchado e teve ferimentos nas mãos, braços e pernas. Quando a PM chegou a sessão de espancamento já havia acabado e o assaltante estava no chão, amarrado com cordas.

"Sempre recomendamos que as vítimas não reajam. Mas o fato é que a sociedade está indignada com os assaltos e acaba reagindo assim. Graças a Deus desta vez nenhum cidadão ficou ferido. O bandido foi preso e os pertences já foram devolvidos à vítima", disse o primeiro sargento PM, Edilson Avelino dos Santos.

Outros crimes
A moto usada no crime está registrada no nome do pai do assaltanteMikael Nascimento foi conduzido à 1ª Delegacia de Rondonópolis (antigo  CISC) juntamente com a moto que ele usava no assalto. O veículo, uma Honda Fan vermelha, placa OBF-6770, de Rondonópolis, está registrado no nome do pai dele, Manoel Roberval Nascimento.

A arma, um revólver 38 de cano longo, também foi apreendida. Segundo a polícia há a suspeita de que este revólver tenha sido usado em outros assaltos cometidos na cidade.

Um levantamento preliminar mostrou que Mikael Nascimento já teve passagens anteriores. Recentemente ele teria sido preso por direção perigosa (estava empinando a moto), mas acabou liberado.

Vários moradores do Cascalhinho ouvidos pela reportagem afirmaram que Mikael circula sempre pelo bairro, muitas vezes em alta velocidade e fazendo manobras arriscadas com a mesma motocicleta utilizada na tentativa de assalto.