UTI PEDIÁTRICA
Medeiros cobra reabertura e Fagundes anuncia Emenda
Senadores mato-grossenses se manifestaram sobre eminência de greve na unidade da Santa Casa de Rondonópolis por falta de repasses do Estado
09 de Novembro de 2017, 08h05
De Brasília, os senadores José Medeiros -Pode e Wellington Fagundes -PR também se manifestaram sobre o fechamento da ala da Unidade de Terapia Intensiva -UTI pediátrica de Rondonópolis, em funcionamento, há um ano e dois meses na Santa Casa, -também em greve, há 15 dias. O anúncio foi feito há dois dias pelo corpo clínico do hospital e as atividades já foram encerradas. Leia aqui.
Sem os repasses do Governo do Estado, responsável pelo custeio da Saúde, a UIT pediátrica perdeu médicos e não consegue manter sua estrutura para atender pacientes. No total, a dívida ultrapassa R$ 5,3 referentes aos últimos quatro meses de prestação de serviço. Logo após o fechamento das portas, os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do município já havia se pronunciado. Leia aqui.

José Medeiros
Em nota, Medeiros se pronunciou e mostrou-se bastante preocupado. "Tivemos a notícia de que a UTI pediátrica foi fechada, em que pese as grandes dificuldades financeiras do estado. Mas, nós queremos urgentemente que seja reaberta! Toda população está mobilizada e está na praçada Vila Birigui, em protesto contra o fechamento da UTI da Santa Casa", destacou o senador. Ontem, de fato, um vigília foi organizada pela população de Rondonópolis na praça em frente à Santa Casa. Leia aqui.
Wellington Fagundes
Em um vídeo postado em sua página oficial, Fagundes anunciou a articulação de uma Emenda de R$ 126 milhões destinada ao Governo do Estado para a reabertura e manutenção da UTI, bem como das demais entidades filantrópicas em dificuldade no Estado. "Definimos nossa emenda alocando recursos para Mato Grosso, para que o Estado possa atender o custeio. O Estado, através do chefe da Casa Civil, se comprometeu a fazer o pagamento, ainda hoje, para que a santa casa continue a prestar os serviços da UTI para Rondonópolis e região". O vídeo foi postado ontem, 8.
Cobrança ao Estado
Nenhum dos dois senadores poupou críticas ao Governo do Estado. "Aqui faço um apelo ao secretário de Saúde, Luiz Soares, para que se esforce ao máximo para imediatamente colocar aquele serviço de saúde em ação. E, neste momento, em que o governador Pedro Taques se encontra na China, peço também ao governador em exercício, Carlos Fávaro, que possa fazer todos os esforços para que seja restabelecido aquele serviço, que não é só para Rondonópolis, mas para toda a população da região sudeste e sul de Mato Grosso", disse Medeiros.
"É obrigação do Governo do Estado repassar este recurso. Com esta Emenda temos uma solução, espero que não seja momentânea, mas que o governo consiga fazer uma melhor gestão. Nós fizemos nossa parte", completou Fagundes.
Resposta
Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde informou que o repasse à UIT pediátrica de Rondonópolis entrara como prioridade na lista de repasse de recurso. Até a manhã de hoje, porém, o dinheiro não chegou à Santa Casa de Rondonópolis.