18ª EXPODIRETO

Cultivar de soja conta com atributos que atendem produtor com custo menor

Além desses atributos, a cultivar tem como pontos fortes o alto peso de grãos, alto potencial produtivo e ciclo precoce

por GazetaMT

10 de Março de 2017, 09h36

Cultivar de soja conta com atributos que atendem produtor com custo menor
Cultivar de soja conta com atributos que atendem produtor com custo menor

Mais do que nunca, o produtor rural precisa aliar custo de investimento a boas alternativas de produtos e serviços que contribuam para uma safra produtiva, crescente e segura. Neste contexto, a escolha da cultivar é primordial. Desde seu início, a Tropical Melhoramento & Genética (TMG) direciona seus esforços para o desenvolvimento de cultivares de soja e algodão cada vez mais produtivas, com foco regional e tecnologias. E no portfólio de cultivares RR, a TMG 7262RR apresenta diferenciais de menor custo na implantação da lavoura, e ainda possui o benefício da Tecnologia Inox®, que confere resistência à ferrugem asiática.

Além desses atributos, a cultivar tem como pontos fortes o alto peso de grãos, alto potencial produtivo e ciclo precoce. “E também é uma excelente opção para refúgio em áreas com cultivares IPRO”, explica Felipe Carlotto, consultor de Desenvolvimento de Mercado da TMG.

A cultivar é adaptada para os estados do Sul do Brasil, sul do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Paraguai. Em regiões de altitudes altas, de 600 metros acima, como PR, SC e RS, é tão produtiva quanto cultivares com a tecnologia Intacta RR2 PRO™, resistente às lagartas e ao herbicida glifosato.

No mercado de cultivares RR, a TMG 7262RR é uma das poucas que a cada safra aumentam a área de plantio no Sul do Brasil. “Mesmo quando outras tecnologias foram disponibilizadas ao mercado, a cultivar TMG 7262RR permaneceu crescente e em destaque perante suas concorrentes, mostrando que atende as necessidades do produtor e da lavoura”, pontua Sérgio Marchi, supervisor de Desenvolvimento de Mercado da TMG.

Resultados: Colhida recentemente em Ronda Alta (RS), a TMG 7262RR cultivada na propriedade de Fábio Haag, resultou em produtividade de 80 sacas por hectare (sc/ha), em área de 50 hectares. No Paraná, na região oeste, a cultivar rendeu 80,05 sc/ha na lavoura de Nei Backes, em Corbélia, em área de 15,7 ha e, em Toledo, Paulo Pizzinato colheu 77,3 sc/ha na área de 25,9 ha. Já no sudoeste do estado, em Mangueirinha, Remi Smulek colheu 70,2 sc/ha na área de 36,3 hectares.