41 Anos em MT

Alcoólicos Anônimos completa 41 anos em Mato Grosso presente em 30 municípios

Existem atualmente em Mato Grosso 53 grupos, em 30 municípios, sendo 17 em Cuiabá e três em Várzea Grande

por GazetaMT

19 de Setembro de 2014, 08h11

Alcoólicos Anônimos completa 41 anos em Mato Grosso presente em 30 municípios
Alcoólicos Anônimos completa 41 anos em Mato Grosso presente em 30 municípios

Hoje, 19 de setembro, a irmandade de Alcoólicos Anônimos completa mais um ano de existência no Estado de Mato Grosso. Da primeira reunião realizada em uma sala da antiga Legião Brasileira de Assistência, de onde surgiu o pioneiro Grupo Cuiabá, ao Sobriedade do Arinos, de Nova Mutum, o mais recente, se passaram 41 anos. O primeiro A.A. de Mato Grosso chamava-se Antônio. Seu paradeiro hoje é desconhecido.

Existem atualmente em Mato Grosso 53 grupos, em 30 municípios, sendo 17 em Cuiabá e três em Várzea Grande. O número de membros o Estado é estimado em cerca de 1.500, já que não existem fichas ou arquivos apontando o nomes ou endereços, obedecendo a uma das principais tradições da irmandade, que é o anonimato de seus membros.

Tudo começou em julho de 1973, o advogado mato-grossense de Aquidauana, Eloy T, sóbrio havia três anos, que morava em de São Paulo e veio para Cuiabá trabalhar na Promotoria de Justiça. Para tornar a irmandade e o programa conhecidos em Cuiabá, ele teve inicialmente a ajuda fundamental de várias pessoas não alcoólicas.

Entre essas pessoas que participaram da fundação de Alcoólicos Anônimos em Mato Grosso estão a advogada Leila Francisca de Souza , a quem Eloy abriu o anonimato sobre seu problema com alcoolismo e do propósito de criar a irmandade em Cuiabá. Dois médicos José Guilherme Esmela Curvo e Wlademir Olavarria de Pinho, ambos do Hospital Adauto Botelho, também tiveram um papel preponderante para o início de A.A. em Mato Grosso.

Doença

Desde 1.967, o alcoolismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde uma doença incurável progressiva e fatal. Como alternativa para recuperação, Anônimos oferece um programa de 36 princípios, compostos por 12 Passos (Recuperação), 12 Tradições (Unidade) e 12 Conceitos (Serviços). Ao ingressante é sugerido simplesmente que 'Evite o primeiro gole só por hoje', ou seja, que permaneça sóbrio pelas próximas 24 horas.

'Alcoólicos Anônimos é um programa para quem quer sinceramente parar de beber e mudar seu modo de vida', diz Silvio M, cujo tempo de sobriedade contínua é quase igual ao da existência da irmandade em Mato Grosso. Ele continua frequentando regularmente reuniões em grupos da capital mato-grossense, cumprindo voluntariamente o que preconiza o principal propósito da irmandade, que é o de 'transmitir a mensagem de A.A. ao alcoólico que ainda sofre'.

Seminário e Encontro

Para este ano de 2014, a Área 5, que abrange o Estado de Mato Grosso, tem dois eventos programados para o mês de novembro próximo. Um em Cuiabá e outro em Poconé.

No dia 13, a irmandade de Alcoólicos Anônimos promoverá o 13º Seminário para Profissionais que este ano terá como tema: A.A. Como funciona? Uma visão para os profissionais. O evento é promovido pelo Comitê Trabalhando com os Outros- CTO, e vai acontecer no auditório da Associação Mato-grossense de Municípios.

O seminário para profissionais tem como público alvo médicos, advogados, assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos, gerentes de recursos humanos, chefes de segurança no trabalho, policiais responsáveis por instituições beneficentes, servidores públicos em geral e estudantes. A inscrição é gratuita e a expectativa é que dele participem cerca de150 pessoas.

A palestra de abertura será feita pela presidente da Junta de Serviços Gerais de Alcoólicos Anônimos (Junaab), dra. Jaira Fleixiela Adamczyk. As inscrições já podem ser feitas no site www.aamt.org.br

E entre os dias 14 e 16 de novembro, em Poconé, a irmandade realizará uma Reunião de Informação a Público e o XXVIII Encontro Estadual que contará com a participação de companheiros e companheiras de AA e Al-Anon de Mato Grosso, Brasília, Rondônia e Mato Grosso do Sul.

Para obter mais informações sobre Alcoólicos Anônimos em Mato Grosso mantenha contato pelos telefones (065) 3321-1020, (65) 9951 2190, pelo e-mail: [email protected] e pelo site www.aamt.org.br