ABRIL VERDE

Prefeitura alerta sobre influência dos agrotóxicos na saúde do trabalhador

Entre os anos de 2012 e 2017 foram expedidos 33.442 auxílios-doença por conta de acidentes no trabalho

por GazetaMT

24 de Abril de 2018, 07h23

Prefeitura alerta sobre influência dos agrotóxicos na saúde do trabalhador
Prefeitura alerta sobre influência dos agrotóxicos na saúde do trabalhador

Seguindo o calendário de ações da campanha Abril Verde em Rondonópolis, a Prefeitura realizou nesta segunda-feira (23) uma palestra para alertar os profissionais da rede municipal de saúde sobre a importância de fazer a identificação e posterior notificação dos casos de agravamento da saúde provocado por agrotóxicos.

Médicos e enfermeiros estiveram reunidos e conheceram mais sobre os impactos dos agrotóxicos no meio ambiente e na saúde do ser humano, uma das causas de afastamento de profissionais das empresas. Dados do Observatório Digital da Saúde e Segurança do Trabalho registraram que entre os anos de 2012 e 2017 foram expedidos 33.442 auxílios-doença por conta de acidentes no trabalho.

A procuradora do Ministério Público do Trabalho, Vanessa Martini, explicou que sempre é mais importante prevenir do que ter que atender. Nesse sentido, a procuradora comentou que a palestra que foi realizada chama atenção dos profissionais da saúde para a importância da notificação dos casos de doença que envolveram contato com agrotóxicos. "Só com a notificação dos casos é que o governo vai enxergar a demanda e trabalhar por políticas públicas que atendam os trabalhadores que necessitarem", explicou.

O MPT atua também no Fórum de Combate aos Agrotóxicos do Sul de Mato Grosso, recebe denúncias e encaminha os casos para o conhecimento das autoridades, como de pulverização e descarte de embalagens que os responsáveis trabalham de forma que não cumpre o que determina a legislação.

Por conta da campanha Abril Verde, quando todo o mês é voltado para a prevenção e cuidado com a saúde do trabalhador, a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar uma ação no próximo dia 26, pela manhã, com atendimentos à população com orientação postural com fisioterapeuta, teste rápido de HIV e Sífilis, orientação sobre o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI); cuidados com a saúde bucal, atendimento com psicólogo, entre outros.

São parceiros da Prefeitura no Abril Verde o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Sest/Senat, Senai, Senac, ACIR, CDL, UFMT e o Samu.