ÁGUAS DE MARÇO

Final do período chuvoso é marcado por estragos em vias públicas de Rondonópolis

Avenida Dom Wunibaldo e cabeceira da ponte da Rua Pedro Ferrer são os pontos mais críticos

por EMERSON DOURADO

30 de Março de 2015, 17h00

Final do período chuvoso é marcado por estragos em vias públicas de Rondonópolis
Final do período chuvoso é marcado por estragos em vias públicas de Rondonópolis

 

Cratera aberta para o reparo das redes de esgoto e água, na Avenida Dom Wunibaldo, nesta segunda(30) Foto: Luan Dourado-GazetaMTNos últimos dias em decorrência das fortes chuvas na região de Rondonópolis, algumas ruas da cidade sofreram com o acumulo de água. Na sexta-feira (27), na Avenida Dom Wunibaldo, no centro da cidade, o pavimento cedeu e provocou o rompimento da rede de esgoto, uma equipe do Sanear trabalhou no local e trocou a tubulação 800mm danificada, ainda na sexta. Nesta segunda (30), o local voltou a apresentar problemas, desta vez na rede de água em dois pontos distintos da via, os técnicos do Sanear também procuram outro possível vazamento de esgoto no local.

Segundo a assessoria da autarquia, o serviço deve ser concretizado ainda na noite desta segunda-feira.

A ponte da Rua Pedro Ferrer sobre o rio Arareau também sofreu com a ação das águas, uma das cabeceiras desmoronou, o trânsito na via flui normalmente e recebeu sinalização de alerta para os condutores e pedestres. A assessoria da Coder informou que a equipe técnica da companhia aguarda que o nível do rio abaixe, para que o reparo da cabeceira seja realizado.

No sábado (28), na Rua José Barriga, no Jardim Jambalaia,  a rede de esgoto apresentou vazamentos, depois que o asfalto cedeu e uma cratera foi formada no local, o Sanear fez o concerto da rede, agora o local deve receber a intervenção da Coder, para a recuperação total da via.

Outro ponto afetado pelas fortes chuvas foi no Jardim Ipanema, na Avenida Presidente Kennedy, um bueiro teve sua tubulação rompida, o que ocasionou uma erosão na via. Uma equipe da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis – Coder realizou a sinalização de aviso e a Companhia deve começar a fazer o reparo assim que as chuvas diminuam.

O fenômeno natural fez com que a Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis – Coder mudasse sua rotina de trabalho, o diretor presidente Rodrigo Lugli, determinou o prolongamento da jornada de trabalho das equipes de recuperação consigam dar conta das situações emergenciais.

Segundo a assessoria da Coder, equipes fazem um desvio emergencial no condomínio Terranova, para que a enxurrada na invada algumas residências. Outros locais também sofrem intervenções de remoção de areia e fechamentos de crateras, por conta das intensas chuvas dos últimos dias, como no Sagrada Família e Sítio Farias. A Coder sofre para a captação de cascalho, já que o acesso até o deposito do material está prejudicado, por se tratar de uma estrada de terra, os caminhões carregados estão atolando no trajeto.