alterações

Em Brasília, Moro sugere mudanças no projeto sobre abuso de autoridade

Sérgio Moro entregou formalmente um ofício ao Senado com uma sugestão à proposição para salvaguardar a atuação e a autonomia do Judiciário

por GazetaMT

01 de Dezembro de 2016, 14h02

Em Brasília, Moro sugere mudanças no projeto sobre abuso de autoridade
Em Brasília, Moro sugere mudanças no projeto sobre abuso de autoridade

 

Em sessão temática destinada a debater o Projeto de Lei 280/2016, que reformula a Lei de Abuso de Autoridade, o juiz federal Sérgio Moro entregou formalmente um ofício ao Senado com uma sugestão à proposição para salvaguardar a atuação e a autonomia da magistratura, do Ministério Público e de policiais. De acordo com o magistrado responsável pela Operação Lava-Jato, a simples adição de uma norma destacando que não se enquadra em crime de abuso de autoridade a divergência na interpretação da lei penal. 

“Evidente que nenhuma autoridade judicial é favorável ao abuso de autoridade. Mas há de se ter um cuidado todo especial para que, a pretexto de se coibir o abuso de autoridade, a legislação não tenha um efeito prático contrário de cercear não o abuso, mas o mero cumprimento do dever”, comentou.

Excessos da proposta 

Moro citou diversos exemplos em que a simples atuação de um agente da lei, seja ele o juiz, um membro do Ministério Público ou o policial, que está na linha de frente do combate à criminalidade, pode ser interpretada, segundo a lei proposta, como abuso de autoridade. “Se um juiz não aceitar uma denúncia feita por um procurador, será que não houve apenas uma divergência de avaliação de fatos e provas? Da forma como está o texto, ele terá impacto na autonomia do MP”, acrescentou.

Ao final da sua fala, o juiz teceu duras críticas ao projeto aprovado na calada da madrugada pelos deputados e ressaltou que esse “talvez” não seja o melhor o momento para o Senado aprovar uma lei que reformula os crimes de abuso de lei de autoridade, considerando o contexto da Lava-Jato. “Independentemente das intenções, uma nova lei de abuso de autoridade poderia ser interpretada como uma intenção de tolher as investigações. Faço essa observação com extrema humildade. o Senado pode passar uma mensagem errada à sociedade brasileira.”