AMO RONDONÓPOLIS

Prefeitura lança projeto que engloba Pastas em prol da revitalização do município

por Robson Morais

24 de Maio de 2016, 10h47

Prefeitura lança projeto que engloba Pastas em prol da revitalização do município
Prefeitura lança projeto que engloba Pastas em prol da revitalização do município

Ao todo, 12 secretarias do Poder Executivo, aliadas a empresas parceiras e ao campus Rondonópolis da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) integram um projeto que busca a revitalização completa dos espaços públicos da cidade. O 'Amo Rondonópolis' foi oficialmente lançado pela Prefeitura na manhã desta terça-feira (24).

Na sala de reuniões de seu gabinete, o prefeito Percival Muniz (PPS), acompanhado do secretariado e vereadores aliados deu início à solenidade. O chefe do Executivo destacou projetos como o "Amo Rondonópolis" e demais a serem concluídos ainda em sua gestão com foco na melhoria visual do município, hoje pejorativamente comparado às cidades vizinhas consideradas mais atrativas neste aspecto.

Destacando, ainda, o potencial rondonopolitano e sua capacidade de melhoria, Muniz frisou as vantagens estruturais e de investimento que Rondonópolis possui em comparação à região. "Nosso esgoto é o melhor de todo o Centro-Oeste, em termos de coleta e tratamento. Nem mesmo Cuiabá ou Goiânia tem esta qualidade que encontramos aqui, e tudo custeado com o dinheiro da população, sem o intermédio de contratos com empresas privadas", citou como exemplo.

Primeira-dama e secretária municipal de Educação, Ana Carla Muniz apresenta passo a passo do "Amo Rondonópolis"  / Foto: Luan Dourado - GazetaMTEncabeçando o "Amo Rondonópolis", a secretária municipal de Educação e primeira-dama, Ana Carla Muniz, apresentou o passo a passo do projeto. Coube a ela e à sua equipe a função de angariar apoiadores, elaborar o cronograma de ações e por nas ruas o "Amo Rondonópolis". "Nosso principal objetivo é a revitalização por completo das áreas e vias públicas, melhorando a qualidade de vida em uma sociedade mais sustentável", explicou.  Uma a uma, as atribuições das Secretarias foram pontuadas pela primeira-dama.

Entre os trabalhos já em funcionamento na cidade, todos dentro do "Amo Rondonópolis", Ana Carla destacou, na Educação, os projeto de educação ambiental, bem como a produção de mensagens e ampliação do Programa Saúde na Escola, do Governo Federal. Fora da sala de aula, os alunos aprendem mais visitando as praças do município.

Na Saúde, fiscalização sanitária das instalações comerciais e dos ambientes insalubres como medida de prevenção a doenças. No Trânsito, modernização do sistema semafórico em todo o quadrilátero central da cidade e das vias públicas, bem como a ampliação no número de ciclofaixas e pistas de caminhada.

No Meio Ambiente, revitalização e paisagismo das áreas verdes e cursos de capacitação para equipes de trabalho. Na Infraestrutura, levantamento das áreas e orçamentos que viabilizarão a busca por parceiros, que poderão integrar outro projeto: o "Adote uma Praça", a ser instituído pelo Projeto de Lei 6.808/2011, a cargo da Secretaria Municipal de Planejamento.

À Cultura, a documentação e busca pelo acervo referente às 35 praças catalogadas no município, com levantamento histórico e registros que serão disponibilizados à população. No aspecto visual, a Pasta se compromete a abrir espaço para as artes visuais, transformando canteiros e espaços público em telas a serem ocupadas por artistas da cidade.

Até o final deste ano, término desta gestão Muniz, a Expectativa do Executivo é ter dado cumprimento a quase todos os tópicos do cronograma. O projeto é custeado com recursos próprios e de parceiros sem compromisso com isenção tributária, como manda a Lei de Responsabilidade Fiscal.