ANM

Quatro barragens de mineração sem estabilidade são interditadas em MT

A ANM fiscaliza 423 estruturas que estão inseridas na Política Nacional de Segurança de Barragens

por Da redação com G1

10 de Outubro de 2019, 14h07

Quatro  barragens de mineração sem estabilidade são interditadas em MT
Quatro barragens de mineração sem estabilidade são interditadas em MT

Barragem de MT

A Agência Nacional de Mineração (ANM) interditou quatro barragens de mineração em Mato Grosso que não enviaram ou não atestaram a estabilidade até o dia 30 de setembro. As barragens ficam em Poconé e Nova Xavantina, a 104 e 651 km de Cuiabá.

Em todo o Brasil foram 54 barragens. Destas, 33 estão em Minas Gerais, sendo que 19, todas no estado mineiro estão em nível de emergência e continuam interditadas.

A ANM fiscaliza 423 estruturas que estão inseridas na Política Nacional de Segurança de Barragens, que devem entregar, duas vezes por ano, a declaração de estabilidade, que garante o nível de segurança.

Além de Minas Gerais e Mato Grosso, foram interditadas estruturas em Rondônia (5), São Paulo (3), Santa Catarina, Bahia, Rio Grande do Sul, Pará (2) e Amapá (1).

A DCE é um documento feito pela própria mineradora e precisa ser enviado à ANM sempre em março e setembro de todo ano. Na primeira verificação, a empresa pode escolher elaborar ela mesmo a declaração. Mas, na segunda verificação, a mineradora é obrigada a contratar consultoria externa para o trabalho.

A Declaração de Condição de Estabilidade é elaborada pela própria empresa e precisa ser enviado à ANM duas vezes ao ano: nos meses de março e setembro. Na primeira etapa, quem declara a DCE e atesta a estabilidade é o empreendedor.

Ele tem a opção de fazer na própria empresa ou contratar uma consultoria externa. Já na segunda entrega, a empresa é obrigada a contratar uma consultoria externa. Quando o empreendedor não entrega a DCE, o sistema gera automaticamente uma multa e a barragem é interditada.

Das 53 barragens de mineração que não tiveram a estabilidade atestada em março de 2019, 36% (19 barragens de mineração) tiveram a estabilidade atestada neste último envio e 64% (34 barragens) continuaram sem DCE que atestasse sua estabilidade.

Por sua vez, foram recebidas na campanha de setembro, 20 DCEs de barragens que não atestaram a estabilidade, que na campanha anterior (março/2019) haviam sido atestadas.