APAGÃO

Nova chuva e, mais uma vez, semáforos estragados no centro da cidade

por GazetaMT

13 de Fevereiro de 2017, 08h38

Nova chuva e, mais uma vez, semáforos estragados no centro da cidade
Nova chuva e, mais uma vez, semáforos estragados no centro da cidade

Já virou rotina. A cada nova chuva a região central de Rondonópolis enfrenta "apagão". Dos semáforos instalados nas esquinas de maior movimento não se vê nenhuma luz. O Trânsito se organiza, bem da verdade, na "gambiarra" e bom senso dos próprios condutores. A propósito, agente "amarelinho" atuando parece até lenda urbana.

Na última semana, cinco dias de apagão foram registrados em toda a região central. A redação do GazetaMT, na ocasião, entrou em contato com o Secretário Municipal de Transporte e Trânsito, Rodrigo Metello, cobrando explicação. Garantira o nobre que tudo estava dentro da mais prefeita normalidade. Não estava, nem está.

Metello confirmou a necessidade de reparos no sistema semafórico recém instalado. "O que ocorreu foi uma oscilação de energia que acabou queimando a placa de um dos equipamentos. Como são sincronizados, cada semáforo controla eletronicamente outros dois, além de si. Quando um apresenta problema automaticamente os outros também irão falhar", explicou o secretário à reportagem.

Todo o sistema semafórico da região central de Rondonópolis fora trocado recentemente, ainda na gestão do ex-prefeito Percival Muniz. Em junho de 2016, a Prefeitura entregou parte da revitalização do sistema semafórico dos 60 cruzamentos da região central. As 11 primeiros controladoras foram instaladas na Rua Rio Branco e outras 11 na avenida Rua Arnaldo Estevão. Mudanças foram feitas nas avenidas Fernando Correa da Costa à Rua Dom Pedro II e Avenida Dom Wunibaldo à Avenida Frei Servácio.

Em agosto, o restante parte do novo sistema de semáforos foi implantado. Além dos novos equipamentos espalhados pela região central, foram reaproveitados quatro semáforos em locais que precisavam de nova sinalização, como nas esquinas das avenidas Presidente Kennedy, Ponce de Arruda, João XXIII e no cruzamento entre as ruas José Barriga e Presidente Castelo Branco.