Apoio

Ibrahim Zaher destaca importância da agricultura e quer mais apoio aos pequenos produtores

Candidato a deputado estadual defende investimentos em logística, financiamentos para agricultura familiar e atração de indústrias

por

28 de Agosto de 2014, 10h20

Ibrahim Zaher destaca importância da agricultura e quer mais apoio aos pequenos produtores
Ibrahim Zaher destaca importância da agricultura e quer mais apoio aos pequenos produtores

Ibrahim Zaher disse que desenvolvimento do setor rural garantirá mais renda e empregos para o EstadoO presidente da Câmara Municipal e candidato a deputado estadual pelo PSD, Ibrahim Zaher, defendeu hoje (28) uma política clara do Governo do Estado em relação à produção rural. Além de melhorar a logística, de modo a reduzir os custos de produção, ele também cobra ações concretas para viabilizar a agricultura familiar no Estado.

"Não há como falar de Mato Grosso sem falar da agricultura, da pecuária e outras atividades produtivas no meio rural. Eles têm uma importância fundamental para a economia e também para o sustento da população, mas não recebem o apoio devido por parte do Governo", avalia Zaher.

O candidato destaca que os grande produtores rurais do Estado alcançaram um nível de qualidade na produção equivalente aos dos países desenvolvidos. "Da porteira para dentro está tudo certo. Os produtores utilizam tecnologia de ponta, respeitam as normas ambientais e são altamente competitivos. O problema é da porteira para fora, onde a falta de estradas e as dificuldades logísticas encarecem o custo e dificultam o escoamento da produção".

Ibrahim reconhece que houve alguns investimentos nos últimos anos, mas adianta que vai defender na Assembleia investimentos maiores na recuperação e construção de estradas. Quer também mais empenho do Governo na viabilização de outras alternativas para o transporte, como as ferrovias e as hidrovias.

Outro ponto que ele pretende priorizar na atuação parlamentar é a verticalização da produção, com a atração de indústrias para beneficiar no próprio Estado a produção agropecuária. "Isso vai agregar valor aos nossos produtos, com uma repercussão imediata na geração de empregos e na arrecadação".

Pequenos produtores
O candidato lembra que a superação dos problemas de infraestrutura vai beneficiar todos os produtores e a população em geral. Mas ele destaca que no caso da agricultura familiar é necessário um apoio maior e mais direto aos pequenos produtores.

"Eles precisam de assistência técnica e linhas de financiamento especiais para a aquisição de máquinas e também de veículos para o transporte da produção até os centros urbanos. Aqui em Rondonópolis, por exemplo, muitos não conseguem vender seus produtos para a merenda escolar simplesmente porque não tem como trazê-los até aqui".

Além de viabilizar um apoio maior, Ibrahim também promete lutar contra os obstáculos que hoje atravancam o crescimento dos pequenos produtores. Quer, entre outras ações, rever a questão do pedágio na MT-130 e discutir melhor a implantação do sistema em outras rodovias estaduais.

"Quando aprovaram a concessão da MT-130 para a iniciativa privada não pensaram nos pequenos produtores. Muitos deles precisam vir ao município até seis vezes por dia para trazer produtos ou comprar insumos e, com isso, veem boa parte do lucro consumida no pagamento do pedágio. Precisamos rever isso e tomar os cuidados para que essa situação não se repita em outra regiões", declarou.