atrasos nos pagamentos

Governo emite nota em resposta às manifestações promovidas pelos Hospitais Filantrópicos

Manifestações aconteceram nas unidades de Cuiabá

por GazetaMT

19 de Janeiro de 2018, 07h00

Governo emite nota em resposta às manifestações promovidas pelos Hospitais Filantrópicos
Governo emite nota em resposta às manifestações promovidas pelos Hospitais Filantrópicos

A Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) e a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS-Cuiabá) esclarecem à população em resposta às manifestações promovidas pelos Hospitais Filantrópicos, veiculadas na imprensa sobre possíveis atrasos nos pagamentos, nos últimos dias.

A SES-MT, em parceria com o município de Cuiabá vem trabalhando para melhorar o acesso da população às ações e serviços de saúde.

Os Hospitais Filantrópicos de Cuiabá são contratados/conveniados com a respectiva Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá. São repassados recursos financeiros da União com base na produção de serviços de acordo com a tabela SUS, com cofinanciamento complementar da Secretaria de Estado de Saúde e com Incentivos Financeiros complementar da Secretaria Municipal de Saúde.

Os serviços executados pelos hospitais no mês são apresentados à Secretaria para serem processados no Sistema de Informações do SUS ambulatorial e hospitalar no mês subsequente, os quais seguem rigorosamente os processos de controle e avaliação das informações dentro dos prazos estabelecidos pelo DATASUS/Ministério da Saúde. Todo esse processo tem um ciclo de aproximadamente 60 dias.

Com referência aos recursos dos contratos com os hospitais filantrópicos, a SMS de Cuiabá afirma que vem cumprindo os calendários de pagamentos praticados ao longo dos anos e num esforço tentando reduzir cada vez mais o tempo de pagamento.

Quanto ao pagamento referente às internações em leitos de retaguarda trata-se de um contrato específico entre o Hospital Santa Casa e a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, firmado até dezembro/2016 e prorrogado até agosto/2017 e os valores foram devidamente pagos pela Secretaria de Saúde de Cuiabá durante a vigência do mesmo.

Visando sanar a crise financeira nesses Hospitais Filantrópicos, a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso concedeu recursos financeiros em caráter emergencial, entre 2015 e 2016, tendo repassado RS 15.000.000,00 e em 2017 repassou R$ 7.500.000,00 (Portaria GBSES Nº 150/2017), totalizando 22.500.000,00, destacando que são repasses não obrigatórios.

A SES-MT, também, repassa recursos não obrigatórios para o custeio de Leitos de UTI (Unidades de Tratamento Intensivo) complementando o valor das diárias em mais de 150% do valor pago pelo Ministério da Saúde. Estes repasses acontecem mediante a apresentação e comprovação do atendimento ofertado à população e após o processamento junto aos sistemas de informação oficiais do Ministério da Saúde.

O Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Cuiabá não têm medido esforços para garantir o atendimento à população mato-grossense.

Elizeth Lucia de Araújo

Secretária Municipal de Saúde de Cuiabá/SMS

Luiz Soares

Secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso/SES/MT