aumento do efetivo

Novos policiais concluem capacitação e reforçam a segurança na fronteira com a Bolívia

Formandos serão empregados em diversas atividades do Gefron

por GazetaMT

03 de Dezembro de 2016, 07h00

Novos policiais concluem capacitação e reforçam a segurança na fronteira com a Bolívia
Novos policiais concluem capacitação e reforçam a segurança na fronteira com a Bolívia

Foram 47 dias de muito esforço e aprendizado. Em meio à mata ou levantando poeira por quilômetros de estradas de chão, um seleto grupo de policiais sentiu na pele o desafio de atuar na região da fronteira com a Bolívia.

Entre diversos temas, a capacitação incluiu técnicas de abordagem a veículos e sobrevivência na selva, além de noções de georreferenciamento e de patrulhamento em áreas rurais.

O primeiro lugar do curso coube ao 2º tenente PM Vitor Santos Feliciani. Mesmo já atuando no Gefron como oficial de operações, o militar disse que decidiu participar pela oportunidade de aprimorar seu trabalho.

"O curso teve uma gama de conhecimento enorme. Temos que nos capacitar e atuar como multiplicadores deste conhecimento", afirmou.

Outro que se destacou no curso foi o soldado PM Wesley da Silva Ferreira. Ele definiu sua trajetória na capacitação como uma "jornada em busca de novos conhecimentos".

"Minha motivação foi a família, que reside em Cáceres. Queria poder ficar mais próximo. Mas também busquei sair do policiamento convencional e vir para um grupamento especial, que tem uma finalidade na fronteira", disse.

O comandante do Gefron, tenente-coronel PM Jonildo José de Assis, disse que os formandos irão ingressar no chamado estágio operacional, onde serão empregados em diversas atividades do Gefron.

"Eles serão avaliados nesse estágio por meio de critérios técnicos e objetivos. Além de verificar a permanência deles no grupo, também iremos traçar um perfil operacional de cada novo componente do Gefron. Só assim poderemos colocar o homem certo na atividade certa".

O secretário de Segurança Pública, Rogers Jarbas, parabenizou os formandos e ressaltou o expressivo aumento no efetivo das forças de Segurança Pública na gestão do governador Pedro Taques.

"Se hoje temos 30 novos policiais aqui é justamente porque houve 3.550 novos profissionais incorporados nas forças de segurança. Isso é ótimo para nós e para a sociedade".