BODAS DE PRATA

AORE-MT realiza homenagem aos 25 anos de criação do MT-Hemocentro

por GazetaMT

15 de Março de 2019, 07h32

AORE-MT realiza homenagem aos 25 anos de criação do MT-Hemocentro
AORE-MT realiza homenagem aos 25 anos de criação do MT-Hemocentro

A Associação dos Oficiais da Reserva do Exército de Mato Grosso (AORE-MT) irá realizar na próxima sexta-feira (15), a partir das 8h, uma homenagem aos 25 anos de criação do MT-Hemocentro.

De acordo com o vice-presidente da instituição, Paulo Ribeiro, o evento acontecerá no próprio MT-Hemocentro situado na rua 13 de Junho, n° 1.055, no centro Sul da Capital.

Na avaliação de Paulo, é importante a associação destacar o trabalho que vem sendo realizado no banco de sangue público do Estado, já que tanto os cuiabanos quanto os mato-grossenses são beneficiados com a coleta de sangue e os hemoderivados quando necessitam, além do bom atendimento prestado pelos profissionais.

“É importante destacar que o MT-Hemocentro é o único banco de sangue público de Mato Grosso que atende em Cuiabá e Várzea Grande, prontos-socorros, hospital Julio Muller; Metropolitano, São Benedito , Unidades de Prontos-Atendimentos e ainda dá suporte para unidades do interior dos 141 municípios”, pontuou Paulo.

Paulo é doador de plaquetas e hemácias duplas desde 25 de julho de 2000. Ao longo dos anos como doador, o vice-presidente destacou como o órgão tem a função de ajudar e coletar o sangue e transferir a doação sem saber a quem apenas e com a ‘exclusiva função’ de salvar vidas.

“As bolsas de sangue vão para as pessoas que sofrem acidentes, que estão perfuração de balas e ainda por quem apresenta problemas graves de saúde e até mesmo recém-nascidos. Então, é importante destacar e comemorar esta bodas de prata do MT-Hemocentro que faz a coleta e encaminha para o necessitado sem se preocupar se a pessoa é rica, pobre, negra, branca ou se tem plano de saúde”, afirmou.

“Pra mim Paulo ser doador de sangue é estar contribuindo com a sociedade. Sem pedir nada em troca. Nós apenas temos a intenção de ajudar ao próximo e é isso que nossos profissionais parceiros da associação faremos ajudar o próximo e lembrar-se da importância, porque já tivemos exemplos na família de pessoas que precisaram de bolsas de sangue e sua vida foi salva porque alguém foi lá e simplesmente fez uma boa ação”, finalizou.

Doação

O MT - Hemocentro disponibiliza todas as condições técnicas e segurança às pessoas que desejam ser doadoras voluntárias de sangue e às pessoas que têm a intenção de fazer o seu cadastro para serem doadoras de Medula Óssea.

A doação de sangue remunerada ou profissional é proibida no Brasil. A Resolução-RDC da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária nº. 153, de 14 de junho de 2.004, que determina o Regulamento Técnico para os procedimentos hemoterápicos, incluindo a coleta, o processamento, a testagem, o armazenamento, o transporte, o controle de qualidade e o uso humano de sangue e seus componentes, obtidos do sangue venoso, do cordão umbilical, da placenta e da medula óssea, preconiza que "a doação de sangue deve ser voluntária, anônima, altruísta e não remunerada, direta ou indiretamente" (RDC nº. 153, artigo 1º., Anexo I, Item B.1).

Alimentação recomendável 

•Tomar café da manhã normalmente, fazendo uso de sucos, café, chá, pão, leite (preferencialmente leite desnatado ou de soja) e frutas (menos abacate e jaca);

•Evitar alimentos gordurosos, como: frituras, salgadinhos, manteiga, ovos e outros.

No dia da Doação à tarde:

•Doar sangue 2h após o almoço (observar o período da digestão);

•Almoçar normalmente, de preferência, com carnes grelhadas, saladas, arroz, feijão;

•Evitar a ingestão de alimentos gordurosos (frituras, ovos, massas, maionese, sorvetes, chocolates, etc.). 

Lembre-se:

Em Jejum não se doa sangue.