Bom exemplo

Campanha para doação de medula óssea leva centenas de pessoas ao Ceadas

A campanha teve início nessa quarta-feira, 7, e prossegue nessa quinta, 8

por

07 de Outubro de 2015, 11h11

Campanha para doação de medula óssea leva centenas de pessoas ao Ceadas
Campanha para doação de medula óssea leva centenas de pessoas ao Ceadas

Centenas de pessoas atenderam ao chamado e foram até o Centro de Especialidades Apoio e Diagnóstico Albert Sabin (Ceadas) para coletarem uma amostra de sangue e fazerem parte do cadastro nacional de doadores de medula óssea. A campanha teve início nessa quarta-feira, 7, e prossegue nessa quinta, 8.

"Nossa campanha está sendo um sucesso absoluto e estou muito feliz em ver tanta gente sendo solidária e vindo coletar sua amostra logo no primeiro momento", disse Ástrid SachettiDe acordo com Astrid Sachetti Guimarães, uma das organizadoras da campanha, os objetivos estão sendo alcançados e ela se diz muito contente com o resultado de sua mobilização. "Graças a Deus, nossa campanha está sendo um sucesso absoluto e estou muito feliz em ver tanta gente sendo solidária e vindo coletar sua amostra logo no primeiro momento. A coleta da amostra é um processo muito rápido e vejo que as pessoas estão animadas ao atender nossa chamada", disse.

Ainda de acordo com ela, o Ceadas está preparado para receber até 10 mil amostras de sangue, que é a meta da campanha no estado. "Não achamos difícil atingirmos esse número aqui na cidade, mas com certeza vamos ultrapassar esse número no estado. Isso nos deixa muito contentes com o resultado da nossa mobilização e é muito bonito constar que as pessoas conservam dentro de si essa capacidade de serem solidárias", emendou.

Uma das pessoas que procurou o Ceadas logo cedo para fazer a sua parte foi a farmacêutica Kelli Fidélis, de 37 anos, mãe de dois filhos, para quem o processo todo de cadastro e coleta de amostra de sangue é muito rápido e seguro. "É tudo muito rápido e simples, não dói e dá uma satisfação enorme saber que eu poderei ajudar a salvar uma vida. Sempre soube da necessidade, mas nunca tivemos uma campanha aqui estimulando a doação de medula óssea, então, por isso não fiz essa doação antes. Eu queria chamar as pessoas para virem e serem elas também um anjo na vida de alguém", convocou.

O processo todo de cadastro e coleta de amostra de sangue é muito rápido e seguro. Foto - Wagner MontanariOutra que se mostrou muito contente com o fato de poder ajudar a salvar vidas foi a dona de casa Raquel Bezerra, de 37 anos e também mãe de dois filhos. "A gente fica motivada a ajudar mais por ter uma pessoa conhecida que precisa da doação, mas há outros casos e é sempre muito bom poder ajudar essas pessoas. Eu recomendo que as pessoas venham fazer seu cadastro e coletar sua amostra de sangue, pois é tudo muito organizado e rápido. Eu saio daqui com a sensação de que vou poder ajudar alguém e essa é uma sensação muito boa. Eu estou pronta a ajudar", disse.

A campanha de doação de medula óssea foi encabeçada por voluntários, entre eles Astrid Sachetti, cuja mãe, Rose Sachetti, ex-primeira-dama do município, está em tratamento contra o câncer e necessita de doação de medula óssea. As pessoas interessadas em doar parte da sua medula óssea e salvar uma vida deve procurar o Ceadas, que fica próximo ao Pronto atendimento (PA), munido de documento oficial com foto, desde que esteja em bom estado de saúde e tenha entre 18 a 55 anos.

Após a confecção de um breve cadastro, a pessoa terá que retirar uma amostra de cerca de 5ml de sangue, que será classificado e a pessoa então passará fazer parte do Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (Redome) e poderá ser convocado para doar a medula caso ela seja compatível com a de algum paciente que precise da mesma.