26 de Set. de 2017 às 08:35

1ª Caminhada Outubro Rosa terá exercício e conscientização

A ação começará às 17h no Parque das Águas em Cuiabá e é totalmente gratuita

Gazeta MT

O câncer de mama é um dos mais nocivos em mulheres de Mato Grosso, e muitas vezes a doença se agrava pela falta de informação sobre o cuidado com a saúde. Como uma forma de conscientização, no dia 1º de outubro será realizada a 1ª Caminhada Outubro Rosa. A ação começará às 17h no Parque das Águas em Cuiabá e é totalmente gratuita.

No dia, o Núcleo de Integração de Ensino, Pesquisa e Saúde (Nieps) do Hospital de Câncer de Mato Grosso fará uma pequena palestra sobre os principais sintomas do câncer de mama e o autoexame, seguido da caminhada pelo parque. A organização pede para que todos vão vestidos de rosa, como símbolo do mês.

O evento conta com o apoio de diversos parceiros, como o Hospital de Câncer de Mato Grosso, Deputado Estadual Dr. Leonardo, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Puríssima, Unisat Educacional, Unopar, CPA Saúde, FEB Saúde e Colégio Abraham Lincoln. Mais informações: 3648-7540.

O que preciso saber sobre o câncer de mama?

No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres. Só em 2016, mais de 57 mil casos novos foram estimados.

Além de alterações genéticas, alguns fatores ambientais podem facilitar a ocorrência do câncer de mama como tabagismo, excesso de peso, ingestão de bebida alcoólica, uso de hormônios, menor número de gravidez e outros.

"As mulheres, e homens em menor proporção, devem ficar atentos a alguns sintomas, como aparecimento de caroço, inchaço no peito, vermelhidão do mamilo ou pele da mama, saída de secreção pelo mamilo, sem ser leite, e diversos outros sintomas. É essencial que a mulher faça o autoexame, pratique exercícios e tenha uma vida saudável", apontou a coordenadora do Nieps do Hospital de Câncer, Haracelli Leite.