CAOS NA SAÚDE

Santa Casa: É preciso abrir a ‘caixa-preta’

por GazetaMT

18 de Março de 2019, 07h55

Santa Casa: É preciso abrir a ‘caixa-preta’
Santa Casa: É preciso abrir a ‘caixa-preta’

A Nutec (Núcleo de Terapia Especializada em Cancerologia) confirmou para esta segunda-feira (18) a retomada plena dos serviços de oncologia na Santa Casa de Rondonópolis. Parte dos atendimetos foi suspensa na semana passada, após a Nutec alegar dificuldades por causa de atrasos no pagamento. O dinheiro referente aos atendimentos prestados a pacientes com câncer teria sido enviado pelo SUS a Santa Casa, porém desde novembro os repasses não estariam sendo feitos à Nutec.

A divida acumulada no período passa dos R$ 400 mil, sendo que a retomada integral dos atendimentos foi definida após a quitação pela Santa Casa de R$ 150 mil. Além de saldar a diferença, resta ainda esclarecer os motivos do atraso e assegurar que a situação não se repetirá daqui para frente. Ou seja a crise foi suspensa, mas não solucionada.

No que diz respeito aos esclarecimentos a expectativa recai sobre a investigação solicitada pela Prefeitura ao Ministerio Público Federal. Os procuradores vão apurar possíveis desvios dos recursos destinados à oncologia e, caso positivo, se houve dolo nesta improbidade. Já a prevenção de novas crises vai depender fundalmentente de uma nova postura da própria direção da Santa Casa - que nos últimos meses tem evitado contato com a imprensa e sonegado informacões preciosas à sociedade.

O Buxixo lembra que a Santa Casa é uma instituição filantrópica que se construiu historicamente com amplo apoio dos Poderes Públicos e da população. Os serviços prestados lá são fundamentais e, por isso mesmo, qualquer problema deve ser informado a tempo de se evitar o pior: a paralisação dos atendimentos.

Quando a direção do Hospital opta por ocultar problemas financeiros até que a situação cause a paralisação de serviços (como ocorreu no passado em relação a UTI Pediátrica e agora com o setor de Oncologia) a população sofre e o prestígio da Santa Casa diminui - comprometendo também o provedor Rotary Clube. Se não mudarmos isso, as crises continuarão e todos vão perder. Quem avisa, amigo é.