CARINHO COM ELES

Sábado é dia de vacinação de cães e gatos em Rondonópolis

Em toda a cidade serão 58 pontos para imunização dos animais entre 8 e 17 horas

por EMERSON DOURADO

27 de Novembro de 2015, 17h02

Sábado é dia de vacinação de cães e gatos em Rondonópolis
Sábado é dia de vacinação de cães e gatos em Rondonópolis

Durante todo este sábado (28), os donos de cães e gatos tem um importante compromisso com seus animaizinhos, a Prefeitura de Rondonópolis promove mais uma campanha de vacinação. No total, no dia “D”estarão disponíveis 58 postos para a imunização de cães e gatos no período das 8 horas da manhã até 17 horas, a meta do Ministério da Saúde para Rondonópolis é de 30 mil animais.

O Médico Veterinário da Unidade de Vigilância em Zoonoses, Marcelo Oliveira alerta para que os donos de cães e gatos, preferencialmente levem seus animais no período da manhã, por conta do clima mais ameno. “Os cães devem ser conduzidos encoleirados e por adultos, já os gatos devem ser trazidos em caixas apropriadas ou em sacos de cebola ou de estopa, pois os gatinhos tem a tendência a fugir, no momento da vacina”, explicou.

Marcelo alerta que o vírus da raiva está circulante na região e por isso a imunização é essencial para a saúde dos animais e principalmente para o ser humano. “ É importante dizer que todos os cachorros precisam  ser  vacinados, o trabalho já vem sendo realizado na zona rural do município, em cerca de um terço das propriedades, isso é uma ação de porteira a porteira. Para a imunização da zona rural ser eficaz, os proprietários dos sítios e chácaras devem receber as nossas equipes, pois não retornamos nos locais por uma segunda vez”, alertou.

Caso o cidadão não consiga vacinar seu animal, durante todo o ano é possível a vacinação na Unidade de Vigilância em Zoonoses, que funciona no período das 7h às 11h e das 13 às 17 horas, no quilômetro 2 da rodovia MT-130, no Globo Recreio.