CARNAVAL COM SAUDE

Confira dicas de alimentos para aproveitar bem o carnaval

O Carnaval é época de curtição, mas é preciso tomar certos cuidados para evitar que a festa acabe mais cedo. Uma alimentação adequada é fund

por GazetaMT

01 de Março de 2019, 09h08

Confira dicas de alimentos para aproveitar bem o carnaval
Confira dicas de alimentos para aproveitar bem o carnaval

A nutricionista Yara Gamboa de Oliveira, especialista da rede de supermercados Casa Aurora, dá algumas dicas de alimentos simples, fáceis de encontrar em mercados e feiras e que podem dar uma força para os foliões neste carnaval.

Energia de sobra

Os alimentos ricos em carboidratos como cereais e grãos são ideias para fornecer energia para os dias de festa, principalmente os integrais, que são mais leves. Um bom exemplo de lanche rápido, barato e cheio de carboidratos saudáveis é a banana com aveia e mel.

"A granola, a aveia e a quinoa são excelentes opções, que podem ser consumidas no iogurte, no suco de frutas ou nas vitaminas, por exemplo. Castanhas também são uma boa pedida para recarregar as energias, como castanha-do-Pará, nozes, amêndoas e castanha-de-caju", comentou.

A especialista também alerta que é bom evitar alimentos pesados e muito gordurosos, pois eles têm difícil digestão e podem causar mal-estar.

A palavra de ordem é hidratação!

De acordo com a nutricionista, hidratação adequada é fundamental para manter a saúde geral do corpo e aguentar ritmo do carnaval. Pode abusar da água mineral, água de coco e de frutas que contenham bastante água, como a melancia. O cuidado deve ser ainda mais especial com as crianças, que tendem a desidratar mais rápido.

"Para quem não dispensa uma cervejinha, o indicado é que faça o consumo intercalando a bebida alcoólica com água mineral ou água de coco para manter a hidratação", completou Yara.

E na hora da ressaca...

Em qualquer situação é importante beber com moderação. No entanto, para quem acabar passando um pouco da conta, a nutricionista indica a ingestão de frutas cítricas para ajudar a combater aquela ressaca. Além disso, a banana e o gengibre também são bons aliados nessa hora.

"Frutas cítricas como laranja, abacaxi, tangerina, acerola e morango podem ser consumidas in natura ou sucos, pois são ricas em vitamina C que ajuda a reduzir os níveis de álcool no sangue. Já a banana é rica em vitamina B6 e potássio, componentes que reduzem os sintomas da ressaca, e o gengibre contribui no combate às náuseas e vômitos que geralmente surgem", concluiu a especialista da Casa Aurora.