Cidadão Fiscal

Eleitores cobram responsabilidade dos candidatos por meio de denúncias

Denúncia são feitas por meio de um aplicativo desenvolvido pela Ordem dos Advogados do Brasil

por GazetaMT

11 de Outubro de 2018, 07h48

Eleitores cobram responsabilidade dos candidatos por meio de denúncias
Eleitores cobram responsabilidade dos candidatos por meio de denúncias

Por meio do aplicativo Cidadão Fiscal, desenvolvido pela Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT), eleitores de todas as regiões do país mostraram sua indignação com a postura dos candidatos aos diversos cargos em disputa no pleito do último domingo (7) denunciando práticas irregulares.

O dia de votação deste primeiro turno concentrou 38% do total de denúncias feitas pelo aplicativo. "É justamente este nosso objetivo, fazer com que o eleitor se torne cada vez mais o protagonista deste processo eleitoral, atuando como cidadão pleno, votando e também fiscalizando o processo", explicou o presidente da OAB-MT, Leonardo Campos.

No domingo, além de votar, os eleitores mostraram que estavam preocupados com a lisura do processo. Compra de votos, propaganda irregular, fotos feitas indevidamente nas cabines de votação e o famoso "derramamento de santinhos" foram alguns dos fatos denunciados.

Eleitores da baixada cuiabana mostraram que já não toleram mais a prática de distribuição massiva de material de campanha que acaba jogado nas portas dos colégios eleitorais e não pouparam denúncias.

Ao todo, cidadãos de 17 estados utilizaram o Cidadão Fiscal que, além de permitir o encaminhamento de denúncias, inclusive anônimas, com fotos, vídeos e mensagens de texto, facilita o acesso à legislação eleitoral, possibilitando que dúvidas sobre a lei vigente para o pleito possam ser esclarecidas na palma da mão.

Todas as denúncias são encaminhadas para os devidos órgãos de fiscalização para a apuração dos fatos narrados pelos cidadãos brasileiros. De acordo com o presidente da OAB-MT, é importante que o denunciante encaminhe o maior número de informações sobre o fato, enviando fotos, vídeos, locais e datas, sempre que possível.

O Cidadão Fiscal é um aplicativo gratuito que pode ser instalado em qualquer smartphone. Basta procurar por seu nome na Play Store ou App Store. A ferramenta continuará disponível e pode ser utilizada até após a conclusão do segundo turno das eleições.