Coisas miúdas

'Paternidade' da Unemat gera atrito estéril entre Thiago e Pátio

por GazetaMT

23 de Março de 2019, 09h25

'Paternidade' da Unemat gera atrito estéril entre Thiago e Pátio
'Paternidade' da Unemat gera atrito estéril entre Thiago e Pátio

O prefeito José Carlos do Pátio (SD) e o deputado estadal Thiago Silva (MDB) travam um batalha ridícula pela paternidade da Unemat. O embate é antigo, mas ganhou nova edição apos a criação de uma comissáo pró-construção da sede própria para a Univesidade - que hoje funciona de forma improvisada (e precária) na Escola Estadual Stela Maris Valeriano da Silva, no bairro Edelmina Querubin.

A comissão é coordenada por um assessor do deputado e tem colhido assinaturas pela construção da sede. Pátio reclama que não foi convidado e vê nisso uma agressão. Durante as audiëncias da Fecit o prefeito chegou a denunciar uma 'usurpação' e negou a necessidade da comissão - disse que, se for o caso, pode construir sozinho a sede para a universidade.

É verdade que não faz sentido deixar o prefeito fora da comissao, mas também é fato que a reação de Pátio é desproporcional e infantil. O caso retrata bem o momento político ruim de Rondonópolis, que vê sua classe política se digladiando por migalhas ao invés de unir forças pelo município.

Já em Sinop, onde a classe política e a sociedade atuam em conjunto na defesa do município, a Unemat conseguiu sua sede própria há tempos e oferece um número de cursos bem maior que aqui.

Pátio e Thiago são donos de uma inconteste popularidade. Ambos têm potencial para brilhar no cenário político local por muitos anos. É bom que se comportem à altura das expectativas, colocando os interesses da cidade acima das vaidades pessoais. Se continuarem nessa toada correm o risco de serem esquecidos pelos eleitores, ou, pior ainda, reduzir a cidade às suas pequenezas.