CONCILIAÇÃO

Prefeitura realizará primeiro Refis da gestão em mutirão da justiça

Principal foco do programa fiscal são os quase 6 mil processos em execução fiscal

por EMERSON DOURADO

16 de Fevereiro de 2017, 17h31

Prefeitura realizará primeiro Refis da gestão em mutirão da justiça
Prefeitura realizará primeiro Refis da gestão em mutirão da justiça

Valdecir Feltrin, secretário de Receita, fala sobre  "Refis 2017" Foto:Emerson Dourado/GazetaMTA Câmara Municipal de vereadores aprovou na sessão de ontem(15), o projeto de Lei Complementar número 003/2017, que estabelece o Programa Fiscal para pagamento de tributos e débitos municipais, o “Refis 2017”, que abrangerá dívidas de IPTU, ISSQN e multas previstas no Código Postura do município.

A oportunidade de quitação de dívidas será oferecida no mutirão da justiça. Segundo o secretário de Receita, Valdecir Feltrin, o foco do Refis será principalmente para os contribuintes com dívidas ajuizadas na justiça. “Estes mutirões estão sendo organizados pela justiça e terão no dia vários eventos acontecendo e, estamos aproveitando já que são quase 6 mil processos ajuizados em execução fiscal, por isso esta lei de refis exatamente para facilitar para aqueles que quiserem fazer a conciliação judicial. Desta forma, a pessoa terá um bom desconto, mesmo que tenha a dívida ajuizada”, explicou.

Dívida Ajuizada

Feltrin destaca que além da conciliação de dívidas ajuizadas, que ficará a cargo da justiça, a secretaria de Receita também estará presente atendendo outras situações de pendências que não estão nas varas de execuções fiscais. Nos dois casos, o contribuinte terá 100% de desconto em juros e multas em caso de pagamento à vista ou, caso opte por quitar a dívida de forma parcelada em até três vezes, 50% de abatimento nos juros e multas.

Para dívidas relacionadas a multas, como por exemplo terreno sujo, o devedor terá 90% de desconto para pagamento à vista. “O refis oferece várias vantagens para quem deve para a prefeitura, as pessoas tem que aproveitar porque não temos previsão para que ocorra novamente. Este é exclusivamente para atender o mutirão da justiça, senão nem estariam realizando”, concluiu.

O “Refis 2017” começa no dia 3 de março a 2 de junho.