Corporativismo

Sispmur admite que é contra novo PCCS para a Educação; Câmara se omite

por GazetaMT

30 de Outubro de 2014, 07h26

Sispmur admite que é contra novo PCCS para a Educação; Câmara se omite
Sispmur admite que é contra novo PCCS para a Educação; Câmara se omite

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rondonópolis (Sispmur) admitiu nesta semana o que muita gente já desconfiava: eles são contra a aprovação de um novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS).

Em nota enviada à imprensa o Sispmur defendeu apenas revisões no plano atual. Também criticou as mudanças propostas no PCCS da Educação (que chegou a ser enviado à Câmara) e alertou que o ano letivo de 2016 corre risco devido a não realização do concurso público.

Vale dizer que o PCCS elaborado pela atual administração foi feito com a participação dos servidores da Secretaria Municipal de Educação e só não foi votado na Câmara a pedido do próprio Sispmur. O texto acaba com privilégios absurdos e que, segundo a Prefeitura, podem inviabilizar o pagamento dos salários caso não sejam modificados.

Sobre o assunto o Buxixo até considera normal a posição do Sispmur. Como já dizia o velho Karl Marx, os sindicatos são estruturas coorporativas e que buscam sempre a garantia de privilégios para os setores que representam.

Por outro lado, é no mínimo incompreensível a postura da Câmara Municipal. Por boa vontade, ignorância ou covardia, os vereadores abriram mão do dever de analisar e votar o PCCS - abrindo caminho para a realização do concurso.

É bom que os vereadores repensem isso, afinal, diferente dos sindicatos, eles foram eleitos para defender o interesse de toda a sociedade e preservar o patrimônio público para as próximas gerações.

Continuamos de olho e torcendo para que o pior não ocorra.