cultivo de cogumelos

Cursos da Embrapa levam inovações ao setor produtivo

Controle biológico de pragas e produção de cogumelos reúnem produtores, estudantes e assentados em unidade da Empresa em Brasília

por GazetaMT

06 de Fevereiro de 2018, 07h00

Cursos da Embrapa levam inovações ao setor produtivo
Cursos da Embrapa levam inovações ao setor produtivo

Capacitações em controle biológico de pragas e produção de cogumelos comestíveis movimentam a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Brasília, DF, na semana de 29/01 a 02/02/2018. A realização de cursos para levar as tecnologias geradas pela Unidade ao setor produtivo é uma ação prioritária e sistemática da Empresa e abrange variados temas relacionados às suas grandes áreas de atuação - recursos genéticos, biotecnologia, controle biológico e segurança biológica. Apesar da diversidade de assuntos, o objetivo é um só: fazer com que as inovações resultantes da pesquisa agropecuária cheguem de forma efetiva à sociedade brasileira.

Assentados do Mato Grosso são capacitados no cultivo de cogumelos comestíveis

Entre os cursos promovidos pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, o de cultivo de cogumelos comestíveis e medicinais a partir da técnica JunCao é, sem dúvida, um dos destaques. Em 2017, a Unidade comemorou a realização da 50ª edição, capacitando mais de 2.000 pessoas do Brasil e do exterior. Esta tecnologia foi adaptada da China para o Brasil e é capaz de tornar a produção desses fungos mais econômica e ambientalmente mais saudável porque utiliza gramíneas ao invés de troncos de madeira e serragem, como nos meios de cultivo tradicionais.

Dois participantes do 50° curso, realizado no período de 26 a 30 de setembro de 2017, voltaram esta semana à Unidade para se reciclar. Eles são assentados em Mato Grosso e participaram do treinamento como bolsistas.

Um deles, o produtor rural Silvio das Dores, 58, soube do curso através de uma matéria da jornalista da Unidade Fernanda Diniz na Revista XXI - Ciência para a Vida e também de uma entrevista do radialista Marcelo Ferreira (EBC). "Eu já sabia desse curso desde 2001 e sempre tive vontade de participar. Entrei em contato com o pessoal da Embrapa e me deram essa oportunidade de estar aqui", conta.

Círio Pires, 55, também produtor rural, disse que o curso superou suas expectativas Ele espera usar o conhecimento aprendido na Embrapa para cultivar o Ganodermalucidum, popularmente conhecido como "Cogumelo Rei", para a produção de chás medicinais, e o "Shimeji-cinza" (Pleurotus ostreatus) para o consumo alimentar.

21°Curso de controle biológico de pragas

O 21°Curso de Controle Biológico de Pragas reúne 23 pessoas, no período de 29 de janeiro a 9 de fevereiro de 2018, entre  estudantes de pós-graduação e profissionais das áreas de agronomia, biologia e outras afins, com o objetivo de capacitá-las no conhecimento de agentes de controle biológico e sua aplicação contra pragas agrícolas e insetos vetores de doenças tropicais.

O curso é coordenado pela pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Rose Monnerat e conta com instrutores da Embrapa Hortaliças, Instituto Matogrossense do Algodão (IMAmt), Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Segundo Monnerat, a o desenvolvimento e uso de produtos biológicos para controle de pragas e doenças vêm aumentando muito no Brasil, especialmente para atender às demandas da sociedade atual, que é cada vez mais exigente em relação à utilização de produtos saudáveis e alimentos livres de resíduos de agrotóxicos. "Por isso, é importante que os profissionais e estudantes que atuam nesse campo conheçam os aspectos teóricos e práticos envolvidos na formulação e utilização de produtos biológicos", destaca.

A mestranda em agronomia da UNB Patrícia Santos, 24, afirma que o curso traz muitas novidades aos estudantes.

Para Élcio Pain, 55, doutorando em agronomia na UNB, e funcionário do Instituto Federal de Brasília (IFB), "a Embrapa é uma referência na área de controle biológico de pragas, o que impacta na alta qualidade do curso, que oferece informações variadas e muito atualizadas nesta área".