Cultura

Estudante rondonopolitano terá documentário lançado em Goiânia

Curta metragem “Meu Rio Vermelho” conta histórias e atual realidade das correntezas do afluente

por

12 de Maio de 2016, 15h18

Estudante rondonopolitano terá documentário lançado em Goiânia
Estudante rondonopolitano terá documentário lançado em Goiânia

Nascido em Rondonópolis, cidade banhada pelo Rio Vermelho que é um dos seus cartões postais, Rafael Irinei cresceu, estudou e morou nela até ingressar na universidade em Cuiabá. Mesmo estando na capital não esqueceu suas raízes, e na oportunidade de trazer um pouco de sua história para dentro da sala de aula, aproveitou um projeto universitário para retratar o trajeto do curso das águas no município com o curta metragem.

Cursando o sexto semestre de comunicação social na Universidade Federal de Mato Grosso, já mostra sua tendência e paixão pelo cinema. No ano passado produziu o documentário "Cururu e Siriri" que foi apresentado em Campo Grande, Rio de Janeiro, Porto Velho, Cuiabá e em Rondonópolis. Mas agora volta com força com "Meu Rio Vermelho" e já tem previsão de apresentar seu novo trabalho até na Argentina.

Para a produção que durou 7 meses, Rafael teve que percorrer o rio de barco e de carro, e neste período se deparou com situações desagradáveis como o escoamento de agrotóxico usados por produtores nos pastos que acabam contaminando as águas piscosas e assim matando diversas espécies, além de muito esgoto à céu aberto que tinham o rio como seu destino final.  

Também foi possível captar a cultura dos ribeirinhos, personagens ao longo da história, o meio ambiente, atividades de pesca, lazer à beira rio e um pouco do Pantanal. Toda esta mistura de conteúdo foram encontradas ao longo das correntezas desse rio e que é o fio condutor da obra.

Autor de trabalho, Rafael Irineu diz que documentário traz denúncias contra produtores das margens do rio - Foto: Luan Dourado/ GazetaMT"Marcante para mim neste trabalho foi ver que quem mora na beira do rio não tem voz e que a poluição é muito grande. Este documentário compartilha impressões acerca da importância sócio-econômico-cultural e da necessidade de preservação dessas água", destaca o autor do curta.

Segundo o estudante, um trailer sobre o documentário está sendo produzido e em alguns dias será compartilhado na página oficial do curta metragem "Meu Rio Vermelho". Na página existe algumas fotos das gravações e a oportunidade de se contar mais histórias sobre o rio.

Sem Apoio - Não podendo contar com a colaboração do seu município, Rafael reclama da falta de incentivo da Prefeitura de Rondonópolis. O estudante alega que pediu apoio na divulgação do seu material e na colaboração para a produção da legenda em espanhol já que está prevendo exibições internacionais, mas segundo o autor, não houve nem conversa com a secretaria de cultura.