Desafio do Professor

por GazetaMT

19 de Janeiro de 2017, 13h53

Desafio do Professor
Desafio do Professor

Atualmente, o papel do professor na sala de aula está sendo questionada em várias ocasiões. Apesar disso, cada vez mais o professor vê seu valor ser diminuído diante da nova realidade. Sente-se impotente e assiste a outras profissões sendo mais valorizadas e bem remuneradas pela sociedade.

Como se sua função não fosse vital para a formação das crianças para as quais ensina. Foram esses motivos que nos inspiraram a realizar essa pesquisa

Por isso, está em evidencia aquele professor que percebe isso e utiliza metodologias ativas e diferenciadas. Vivemos em um mundo em que há grande quantidade de informações,os avanços tecnológicos e as frequentes e intensas mudanças acarretaram impactos no âmbito educacional.

O interesse que suas aulas despertam nos alunos é muito menor que o de um mundo tão repleto de atrações rápidas que eles encontram na internet, em videogames, em Ipods e Ipads, que dão acesso a um mundo de informações ao toque dos dedos.

Nessas condições, então, ser um bom professor significa, além de ensinar bem a matéria, providenciar estímulos, contato, reconhecimento, estrutura e motivação para o aprendizado dos alunos.

Para ter um ensino de qualidade precisa também de uma escola criativa, inovadora que envolve o aluno em aprende para a vida, tendo com base as problemáticas reais, priorizando o desenvolvimento de uma consciência autocrítica e também proporciona ao aluno o ensino com inúmeras ferramentas de aprendizagem. Os sistemas de ensino têm deficiências que acabam se tornando visíveis no cotidiano aluno-professor, no momento de trocar as experiências, de pesquisar e aprender.

Diante do mundo que as inovações tecnológicas descortinam ficar sentado em frente ao quadro e prestar atenção por horas a fio às explicações não parece tarefa das mais atraentes para milhares de estudantes. As novas gerações que ocupam os bancos escolares desafiam professores a se deslocar do papel tradicional de transmissores de informação. “O papel do professor mudou”.

Os desafios são muitos, a dedicação é integral, e a “recompensa” material irrisória diante de todos os entraves e obstáculos a serem vencidos. Ser professor é realmente doar a sua vida para que outras pessoas tenham a chance de descobrir o mundo em todas suas peculiaridades.A atualidade traz com ela desafios novos e complexos para os educadores nessa sociedade dinâmica e transformadora. Para enfrentar tal realidade, o professor deve se colocar também como um aprendiz, sempre pronto a conceber idéias novas, como um ser passível às mudanças e aberto ao desenvolvimento.

É importante definir que os profissionais docentes encontram diversos obstáculos e dificuldades em conduzirem o aprendizado ao aluno, entre os quais estão: salas de aulas com superlotação de alunos, sobrecarga de trabalho, problemas estruturais da escola, suporte da equipe gestora “direção e coordenação”, indisciplina dos alunos, problemas relacionados à saúde, a não satisfação profissional, a desvalorização por parte do poder público, e dentre outros.       

O professor, ao atuar, tem que ter em mente que a didática mudou, para lidar com alunos que também mudaram. São necessárias dinâmicas interativas para que o estudante possa manter a atenção ao que está sendo apresentado. Mudaram também as relações dentro de sala. Se em tempos passados alunos tinham o máximo de respeito aos docentes, agora o respeito não se dá apenas pela autoridade: precisa ser conquistado com o diálogo.

“Em vez de lutar contra a maré, o professor tem que ir a favor”. O diferencial está naqueles professores que buscam novos caminhos, procurando melhorar e desenvolver seu trabalho, e estejam dispostos a superar os obstáculos que aparecem diante da tarefa do educador e que são característicos da profissão docente.

Considerando a pesquisa, as modificações no processo educativo foram sem dúvidas significativas e necessárias para o ensino e aprendizagem do aluno, onde o professor desenvolver novas práticas, de criar, inovar e transmitir o conhecimento essas transformações de forma a beneficiar suas ações podendo buscar novas formas didáticas e metodológicas de promoção do processo ensino-aprendizagem com seu aluno. Os desafios existem para serem superados, na profissão de professor não é diferente.

TISSIANE RODRIGUES DA SILVA FREITAS GRADUADA EM PEDAGOGIA PELA INSTITUIÇÃO UNOPAR