22 de Ago. de 2012 às 15:00

Maior criador de gado Senepol do mundo está em Mato Grosso

Fazenda fica na BR-163, no município de Itiquira, a 140 quilômetros de Rondonópolis

LAYLA BATISTA

Dono de uma carne com um dos melhores índices de maciez, o gado Senepol está sobressaindo entre as outras. 

Relativamente novos no Brasil - os animais chegaram em 2000 - a raça, de acordo com pecuaristas, possui diversas características positivas como habilidade de sobreviver às difíceis condições climáticas e nutricionais, tolerância ao calor - ideal para o estado, baixo custo de manejo, resistência às enfermidades e desmama mais pesada.

"O gado Senepol é totalmente adaptável e extremamente dócil", revela o pecuarista Jair dos Santos, maior criador da raça no mundo na fazenda Água Limpa, localizada na BR-163, no município de Itiquira. 

Além dessas particularidades, o Senepol resulta excelentes resultados em cruzamentos e confinamentos. "Por ser um bovino precoce, a reprodução é mais rápida. Então o giro na propriedade é maior", diz o veterinário Lázaro Franco. 

 

História da raça - O Senepol é resultado do cruzamento, realizado há mais de um século nas Ilhas Virgens, no Caribe, do Red Poll, inglês, com a N' Dama, africano. Precocidade sexual, qualidade da carne, adaptação ao clima tropical, resistência a ectoparasitas, eficiência maternal são algumas das principais características da mistura. Há mais de cinco anos, o criatório Água Limpa trabalha com o gado Senepol investindo em melhoramento genético, transferência de embriões e inseminação.

Comente:

seja o primeiro a comentar