Destaque

Maior criador de gado Senepol do mundo está em Mato Grosso

Fazenda fica na BR-163, no município de Itiquira, a 140 quilômetros de Rondonópolis

por

22 de Agosto de 2012, 15h00

Maior criador de gado Senepol do mundo está em Mato Grosso
Maior criador de gado Senepol do mundo está em Mato Grosso

Dono de uma carne com um dos melhores índices de maciez, o gado Senepol está sobressaindo entre as outras. 

Relativamente novos no Brasil - os animais chegaram em 2000 - a raça, de acordo com pecuaristas, possui diversas características positivas como habilidade de sobreviver às difíceis condições climáticas e nutricionais, tolerância ao calor - ideal para o estado, baixo custo de manejo, resistência às enfermidades e desmama mais pesada.

"O gado Senepol é totalmente adaptável e extremamente dócil", revela o pecuarista Jair dos Santos, maior criador da raça no mundo na fazenda Água Limpa, localizada na BR-163, no município de Itiquira. 

Além dessas particularidades, o Senepol resulta excelentes resultados em cruzamentos e confinamentos. "Por ser um bovino precoce, a reprodução é mais rápida. Então o giro na propriedade é maior", diz o veterinário Lázaro Franco. 

 

História da raça - O Senepol é resultado do cruzamento, realizado há mais de um século nas Ilhas Virgens, no Caribe, do Red Poll, inglês, com a N' Dama, africano. Precocidade sexual, qualidade da carne, adaptação ao clima tropical, resistência a ectoparasitas, eficiência maternal são algumas das principais características da mistura. Há mais de cinco anos, o criatório Água Limpa trabalha com o gado Senepol investindo em melhoramento genético, transferência de embriões e inseminação.