devidos fins

Destinação dos recursos do Fethab preocupa produtores rurais

presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Antonio Joaquim foi um dos palestrantes do programa Academia de Liderança 2016

por GazetaMT

04 de Setembro de 2016, 07h00

Destinação dos recursos do Fethab preocupa produtores rurais
Destinação dos recursos do Fethab preocupa produtores rurais

A destinação dos recursos do Fethab preocupa dirigentes de sindicatos rurais, que aproveitaram a presença do presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Antonio Joaquim, para questioná-lo sobre a fiscalização do TCE na aplicação do dinheiro. O conselheiro foi um dos palestrantes do programa Academia de Liderança 2016, realizado nesta sexta-feira (02.09) pela Famato, e que tem por finalidade capacitar produtores para transformá-los em líderes. No encontro, que ocorreu no Hotel Global Garden, em Cuiabá, Antonio Joaquim garantiu que a instituição dará mais atenção ao assunto.

O presidente do TCE explicou aos produtores quais são as atribuições do Tribunal de Contas e o impacto das ações da instituição sobre o agronegócio. Além da fiscalização dos recursos do Fethab, o presidente do TCE citou a fiscalização da infraestrutura rodoviária, que afeta diretamente o negócio dos produtores; o monitoramento sobre a renúncia das receitas, para que ela não aumente de forma descontrolada; e o combate à corrupção e ao prejuízo, que fazem o PIB aumentar, influenciando diretamente na renda do produtor.

Membro da diretoria da Famato na região do Araguaia, Édio Brunetta destacou a relevância da palestra do presidente do TCE e de outras instituições que participaram do encontro para aumentar o conhecimento dos dirigentes sindicais e prepará-los para as transformações que eles devem promover. “Precisamos que essa transformação seja responsável, baseada na ética e na transparência”, ressaltou Brunetta.

Já o diretor administrativo e financeiro do Sindicato Rural de Sorriso, Tiago Stefanello Nogueira, avaliou que após a palestra do conselheiro Antonio Joaquim pareceu a ele que o Tribunal de Contas está mais acessível. Tiago foi um dos participantes que mais questionou o presidente e disse que, apesar de ter uma noção sobre o funcionamento do TCE, ainda restavam dúvidas, que após o debate foram esclarecidas.