10 de Out. de 2017 às 08:23

Dia Mundial da Saúde Mental

Gazeta MT

Milhares de pessoas sofrem com o preconceito e são privadas de seus direitos pelo fato de terem alguma doença mental diariamente no mundo todo. Quem nunca presenciou a discriminação e muita das vezes a marginalização de pessoa com alguma doença mental?

No dia 10 de Outubro é celebrado o "Dia Mundial da Saúde Mental" e foi criada em 1992 pela Federação Mundial de Saúde mental com o principal intuito de combater o preconceito e o estigma à volta da saúde psicológica.

Vamos falar um pouquinho sobre o que é saúde mental?

Segundo a "Organização Mundial de Saúde" (OMS) "saúde" não é somente a ausência de enfermidades físicas e sim é um conjunto de bem-estar físico, mental e social. Sendo assim saúde mental não é apenas a ausência de transtornos mentais ou deficiências como muitos pensam, portanto podemos afirmar que não existe saúde sem saúde mental.

Existem vários fatores que podem colocar a saúde mental de alguém em risco entre eles: condições de trabalho estressante, discriminações em geral, a falta de expor sentimentos vivenciados pelos indivíduos, mudanças bruscas de rotinas, dentre diferentes fatores que contribuem para o adoecimento mental.

Devemos estar atentos a indícios de nossa saúde mental não vai bem, quanto a isso existem alguns indícios que podemos elencar que algo pode estar errado que pode ser: inquietude, sentir-se constantemente cansado fisicamente e psiquicamente, ansiedade, estar constantemente doente, e até mesmo falta de ânimo para fazer coisas que antes trazia prazer. Não ter uma boa saúde mental pode acarretar doenças mentais entre as mais comuns são a ansiedade, depressão e a síndrome de burnout. Vale ressaltar que todos passam por momentos / períodos da vida difíceis e que nem sempre pode generalizar como alguma doença ou transtorno mental.

Para termos uma boa manutenção da saúde mental podemos prevenir com atividades físicas, ter um tempo para fazer o que gosta, cultivar boas relações interpessoais e uma das mais importantes é dizer o que está sentindo

independente se o sentimento seja bom ou ruim. O psicólogo é um profissional que pode ajudar as pessoas a terem uma boa saúde mental e uma melhor qualidade de vida.

Assim como cuidamos de nossa saúde física é importante cuidarmos de nossa saúde mental.

ANTONIO MARCOS LIMA VIEIRA é psicólogo (CRP 18/03359), formado pela Faculdade Unic-Rondonópolis. Em 2015, concluiu um curso de formação de Psicoterapeutas na Abordagem Centrada Na Pessoa e Sistêmica Familiar. Atualmente, é pós-graduando em Diversidade e Educação Inclusiva pela UFMT. E-mail: psicologoantonio@live.com

 

AVISO: As opiniões aqui apresentadas não correspondem com a opinião editorial deste veículo.