DICAS

Vai comprar castanha do Pará? Então aprenda como escolher de forma correta

por Redação com Remédio Caseiro

09 de Janeiro de 2018, 08h49

Vai comprar castanha do Pará? Então aprenda como escolher de forma correta
Vai comprar castanha do Pará? Então aprenda como escolher de forma correta

A castanha do Pará é um oleaginoso super nutritivo que faz muito bem à saúde. Ela é rica em zinco, ferro, potássio, selênio, ácido fólico, cálcio, fibras e proteínas.

Mas para desfrutar de todas essas vantagens nutricionais, é preciso saber escolher corretamente as sementes, sem errar. Confira a seguir algumas dicas para selecionar as melhores castanhas do Pará'.

Escolhendo castanha do Pará

Escolha as castanhas mais arredondadas e sem manchas na sua superfície. Além disso, procure por aquelas mais sólidas pois significam que estão mais crocantes.

Para armazenar é só colocá-las em um saco ou recipiente fechado e guardá-las no congelador por até cinco meses. Caso deixe na geladeira, a validade é de três dias.

Onde se desenvolve a castanha do Pará

O castanheiro é uma das maiores árvores do Brasil. Ela pode atingir até 60 metros de altura! O tronco é reto e possui até 180cm de diâmetro. Sua casca é grossa. Geralmente, elas crescem muito juntas e formam o que chamamos de castanhais. As folhas são onduladas e as flores são amarelas e têm um leve perfume.

Para quem nunca viu como se desenvolve a castanha é algo curioso. Os frutos das castanheiras são como cápsulas redondas, cujo revestimento parece uma madeira. Têm cerca de 10cm de diâmetro e são totalmente fechados.

Dentro dele estão as castanhas do Pará. Cada fruta tem, em média, 15 a 24 unidades. Assim como o coco, o fruto é aberto com a ajuda de uma faca grande ou com um martelo, pois ele é bem resistente.

Por conta das suas propriedades nutricionais e por conta do seu cultivo que se concentra na região Norte do país, as castanhas costumam ter o preço um pouco mais salgado que outros oleaginosos como castanhas de caju ou amêndoas.

Benefícios da castanha do Pará

A castanha do Pará possui inúmeros benefícios para o nosso organismo. Conheça três deles:

- Protege o coração: por conta da presença de ácidos graxos que diminuem o colesterol ruim e aumenta o bom. Ela também é aliada das pessoas que têm hipertensão, pois ajuda a controlar a pressão arterial;

- Previne o câncer: graças ao selênio, que é abundante em sua composição, a castanha do Pará pode prevenir alguns tipos de câncer e evitar o aparecimento de tumores;

- Promove o emagrecimento: graças a presença de gordura do bem, ele promove a sensação de saciedade e também acelera o metabolismo.