DIVIDIDOS

Depois do PSB... PSDB, PSD e SD perdem nomes em apoio à reeleição de Percival Muniz (PPS)

por Robson Morais

18 de Agosto de 2016, 08h21

Depois do PSB... PSDB, PSD e SD perdem nomes em apoio à reeleição de Percival Muniz (PPS)
Depois do PSB... PSDB, PSD e SD perdem nomes em apoio à reeleição de Percival Muniz (PPS)

Não foi apenas parte da cúpula do Partido Socialista Brasileiro (PSB) que resolveu rachar e mudar os rumos das alianças políticas. Dias depois da saída do então presidente Jamílio Adozino de Souza, que abandonou o barco socialista em prol do projeto de reeleição do atual prefeito de Rondonópolis Percival Muniz (PPS), nomes tucanos, Sociais Democráticos e do Solidariedade repetiram a dose com vistas no mesmo horizonte.

Dentro do PSDB, grupo de força ligado ao servidor Efraim Alves declarou debandada do projeto Rogério Salles (PSDB) nesta corrida eleitoral. Oficialmente, o ex-presidente do PSDB Rondonópolis em duas oportunidades comunicou se desligamento da sigla. "Chegamos a conversar no PSDB, mas foi uma questão de posicionamento. O Crescimento do partido no Estado, na minha visão, não o credenciava automaticamente para a condução política da maneira como ocorreu e faltou responsabilidade na decisão. O mais correto seria uma desvinculação gradativa com o atual governo, planejando uma campanha no futuro", analisa. E continua: "Não tenho nada contra o candidato do partido (Rogério Salles), mas os posicionamentos foram diferentes, o que é natural dentro de um partido com a envergadura do PSDB".

Junto a Efraim, outros nomes de peso do PSDB Rondonópolis decidiram encampar o projeto Percival. "Houve um desembarque do PSDB no atual governo num momento tardio, a cidade está avançando  e tem que continuar assim", opina. Nesta semana, o partido deverá receber os pedidos de filiação. "Trata-se de uma decisão transparente, nada foi decidido às escondidas. Tanto eu quanto os demais deixamos sempre claro que o ponto principal foi, de fato, o posicionamento".

Solidariedade

Conhecida liderança do Solidariedade Rondonópolis também tende a deixar o projeto. Prestes a confirmar o abandono do projeto de eleição do atual deputado estadual José Carlos do Pátio (SD), Idiová Rodrigues, o "Tuca", sinalizou nesta semana apoio à reeleição de Muniz.

PSD

Entre as surpresas, porém, talvez esteja no Partido Social Democrático a maior delas. A sigla segue na chapa do PSDB para tentar eleger Salles e a sua vice. Perderam, porém, o nome mais forte do partido no cenário político atual: o vereador Ibrahim Zaher (PSD).

Zaher chegou a ser pré-candidato a prefeito, mas mudou os planos por uma questão de saúde. A descoberta de um tumor no rim direito o obrigou a deixar a corrida e buscar o tratamento médico. O vereador chegou a anunciar que largaria a vida pública assim que cumprisse sua jornada no Legislativo.

De volta a Rondonópolis e às atividades na Câmara, Ibrahim segue como o nome mais cotado para assumir a coordenação de campanha de Percival Muniz (PPS).