Educação Municipal

Prefeito garante regularização das unidades de ensino de Cuiabá

Há cerca de 15 anos não era realizado o cadastramento das instituições para oferecimento da Educação Básica

por GazetaMT

21 de Maio de 2019, 15h51

Prefeito garante regularização das unidades de ensino de Cuiabá
Prefeito garante regularização das unidades de ensino de Cuiabá

Com o objetivo de garantir a regularização do funcionamento e das certificações emitidas pelas escolas municipais, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, assinou na segunda-feira (20), o Termo de Compromisso Mútuo com o Conselho Municipal de Educação (CME). O ato é um procedimento fundamental para a viabilização dos documentos de credenciamento e autorização para as 163 unidades educacionais municipais.

Conforme a Resolução nº 002/02, o credenciamento é o ato de cadastrar as instituições para oferecimento da Educação Básica. Já a autorização, trata-se do mecanismo pelo qual o Conselho emite a permissão para o funcionamento dos cursos, por tempo determinado. Acontece que, segundo o presidente do CME, Luiz Batista Jorge, há cerca de 15 anos, tais medidas não eram efetuadas.

"Essa foi uma demanda que o presidente Luiz Jorge nos trouxe e, a partir disso, determinei ao secretário Alex Vieira Passos que desse prioridade para a situação. Era uma situação que poderia acarretar em sérios problemas nos estudos dos nossos alunos. Por exemplo, se a criança fosse mudar de nível ou, futuramente, entrar em uma faculdade e em seu histórico escolar a unidade não possuísse essas habilitações, todo seu estudo não teria legalidade", comentou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Segundo o Termo de Compromisso, a partir da assinatura, a Secretaria Municipal de Educação tem o prazo de 24 meses para encaminhar ao Conselho os documentos necessários para efetivação dos atos de credenciamento e autorização. Durante esse período, o CME deve realizar uma atualização e renovação emergencial, enquanto o Município adequa as pendencias de forma definitiva.

"O que estamos fazendo é reunir esforços para tomar as providências necessárias e sanar, de forma concreta, uma situação que perdura há anos. É um trabalho em conjunto, feito com seriedade e compromisso, no qual cada instituição atua dentro de seu âmbito. O que queremos é garantir toda a tranquilidade para que nossos alunos continuem com seus estudos e não sejam prejudicados por questões que fogem de suas responsabilidades", destacou o secretário de Educação, Alex Vieira Passos.

O presidente do Conselho, Luiz Jorge, explicou que as habilitações abrangem um contexto físico, logístico, documental e pedagógico das unidades educacionais. Ele contou ainda que o Termo de Compromisso é o resultado de várias reuniões feitas com a equipe da Secretaria Municipal de Educação, visando dar o andamento efetivo as ações que assegurem a legalidade aos estudos dos mais de 54 mil alunos da rede municipal de Cuiabá.

"Infelizmente, todo esse quadro se construiu pelo simples fato do não encaminhamento desses processos para o Conselho Municipal de Educação. Dentro das nossas discussões e decisões do plenário do Conselho, decidimos que teríamos que encontrar uma solução. Não podíamos simplesmente ignorar esse fato. Passamos então a buscar soluções, chamamos a Secretaria de Educação para conversar conosco e chegamos a esse consenso", pontou Luiz Jorge. Os diretores das unidades educacionais da rede pública de Cuiabá receberão, nesta quarta-feira (22), os documentos de credenciamento e autorização.